Versatilidade do novato Chauncey Gardner-Johnson impressiona

Quando o New Orleans Saints recrutou o safety de Flórida, Chauncey Gardner-Johnson na quarta rodada no sábado (27 de abril), o pensamento inicial era de que ele seria um possível substituto para Vonn Bell, que está entrando no último ano de seu contrato.

Depois de assistir a sete dos jogos da Gardner-Johnson, cinco de 2018 e dois de 2017, é mais correto dizer que o Saints o escolheu por sua versatilidade.

Gardner-Johnson jogou principalmente como nickel para o Gators em 2018, mas não cobriu apenas recebedores de slot. Ele teve uma alta taxa de utilização em blitzes, e apesar de raramente ter sucesso como "blitzer", a velocidade que demonstrou é uma característica que o Saints deve ser capaz de desenvolver.

Em 2017, Gardner-Johnson jogou vários snaps como um safety de maior profundidade, mas também foi muito utilizado como um safety perto da linha de scrimmage, por isso é difícil projetar onde a franquia espera que ele jogue. Após o draft, o GM Mickey Loomis se recusou a explicar a visão que o time tem sobre cada escolha, e Gardner-Johnson se mostra um jogador que poderia preencher vários papéis no Saints baseado no que fez em Flórida.

A primeira coisa que aparece em seus vídeos é a sua velocidade. Se ele está em cobertura, em blitzes ou perseguindo um running back, ele voa pelo campo. Sua velocidade é ainda mais aparente com a bola em suas mãos, o que explica a média de 31,8 jardas por retorno de interceptação, incluindo dois touchdowns. O Saints tem procurado jogadores defensivos que podem fazer jogadas que mudam a partida e Gardner-Johnson se encaixa em tal descrição.

Suas habilidades de cobertura são impressionantes, mas longe de serem perfeitas. Em 2018, ele normalmente jogou fora da linha de scrimmage, e embora tenha a velocidade para fechar os buracos, às vezes tinha problemas para diagnosticar as rotas.

Ele também tem alguns problemas para diagnosticar jogadas de passe e de corridas e muitas vezes atrasou-se para ajudar nas corridas enquanto estava na linha de cobertura.

No geral, Gardner-Johnson tem habilidades suficientes para mostrar por que o Saints o cobiçou, mas também tem falhas suficientes para indicar porque só foi escolhido na quarta rodada.

A melhor jogada que há foi a primeira interceptação de Chauncey contra Michigan no Peach Bowl de 2018. Nesta jogada, ele se alinhou como um nickel, mas mostrou habilidades de free safety para fazer a interceptação. Ele entrega a cobertura de seu homem para dois outros jogadores da secundária, mas não se vira imediatamente para tentar enganar o quarterback. Quando Gardner-Johnson se vira, ele corre para ajudar o cornerback externo a cobrir uma rota post e consegue a interceptação.

Nesta jogada no Peach Bowl de 2018, Gardner-Johnson sai da cobertura de nickel e então se vira para fazer uma interceptação.

Mais tarde no jogo, Gardner-Johnson faz outra interceptação vinda de um passe desviado na linha de scrimmage, mostrando bons instintos para deixar sua zona e fazer a jogada.

As habilidades com a bola e a velocidade mostram requisitos para ele ser um safety de profundidade na NFL. O jogador conseguiu alguns tackles impressionantes em campo aberto em quarterbacks, running backs e recebedores, mas ele precisa se envolver melhor, já que ocasionalmente mergulha ao invés de fazer um tackle correto. Sua velocidade também leva a uma perseguição excessiva, mas sua força o ajuda a evitar bloqueios enquanto ataca quem está com a bola. Ele pode nem sempre chegar a tempo, mas seus 129 tackles nas duas últimas temporadas mostram que o jogador tem um foco para a bola.

Neste jogo contra LSU em 2018, Gardner-Johnson usa sua velocidade para vencer um bloqueador e fazer um tackle para perda de jardas.

Como um jogador de blitz, Gardner-Johnson pode ser letal quando não for bloqueado, mas precisa ser mais forte se quiser realizar qualquer coisa contra linhas ofensiva ou tight ends da NFL.

Como ele primeiramente abafa os recebedores em suas rotas, é difícil dizer como se sairia marcando em zona, e sua fisicalidade no início das rotas é algo que pode resultar em penalidades, mas é útil se conseguir se safar disto. Seu trabalho de pés o ajuda a espelhar os recebedores quando eles fintam para qualquer direção em uma rota e, na maior parte, o atleta faz um bom trabalho mantendo os olhos no backfield.

Com certeza, Gardner-Johnson poderia eventualmente jogar como nickel, strong ou free safety para o Saints, mas Bell chegou em 2016 com um relatório semelhante a esse. A equipe finalmente percebeu que Bell poderia prosperar como um strong safety, onde ele joga muito em apoio contra corridas e ocasionalmente em blitzes.

Este poderia eventualmente ser o mesmo papel que Gardner-Johnson faria, mas espera-se que a equipe trabalhe com ele em ambas as posições de safety nos treinamentos. Apesar de suas habilidades de cobertura serem boas, provavelmente o Saints confia mais em Patrick Robinson e P.J. Williams no momento.

Os treinadores do Saints terão muito o que trabalhar com Gardner-Johnson, mas o jogador tem o talento bruto para, eventualmente, evoluir e se tornar titular.

Fonte: Nola.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog