Conhecendo nosso adversário: Carolina Panthers


Mais um confronto de divisão movimenta a semana do New Orleans Saints! Após vencer o Tampa Bay Buccaneers, a equipe da Louisiana viaja até a Carolina do Norte para enfrentar o Carolina Panthers (6-7), equipe ainda com chances de playoffs, mas vindo de uma seqüência de 5 derrotas.


Há 5 semanas, o Panthers frequentava o topo da NFC com um recorde 6-2, mas uma sequência inesperada fez com que o cenário da equipe mudasse totalmente. 4 das 5 derrotas foram fora de casa: tudo começou no atropelo sofrido pelo Steelers (52x21), daí pra frente foram derrotas para Lions (20x19), Bucs (24x17) e na última semana para o Browns (26x20), já o tropeço em casa foi contra o Seahawks há três semanas (30x27). Entretanto, as primeiras semanas foram de muito sucesso para o time de Cam Newton, foram vitórias em casa contra Cowboys (16x8), Bengals (31x21), Giants (33x31), Ravens (36x21) e Bucs (42x28), já fora de casa a equipe venceu o Eagles (21x17) e perdeu para Falcons (31x24) e Redskins (23x17). Isso quer dizer que, apesar de estar longe de sua melhor fase, eles colecionam um recorde 5-1 dentro de casa, outro elemento muito interessante neste jogo, vamos a análise:

Ataque:


O segundo colocado da NFC Sul possui um ataque que produz bem, é o 11° da liga em pontos por jogo com 24.9 e o 9° em jardas totais com 378.1 jardas por jogo. Liderados pelo contestado QB Cam Newton, que coleciona 24 TDs e 12 INT, além de uma média de 251.1 jardas aéreas por partida, Newton começou o ano bem e vem em um descenso (assim como todo o time), apesar de continuar com bons números. Seu sucesso teve um bom suporte de sua linha ofensiva que é a sétima melhor da liga cedendo apenas 1.9 sacks por jogo.

Porém, até mesmo por ser uma característica de seu QB, o que mais funciona neste ataque é o jogo terrestre. Sendo o 2° da liga com uma incrível média de 137.4 jardas por jogo, o ataque pelo chão é liderado pelo segundo anista Christian McCaffrey, um ótimo RB que possui 926 jardas totais no ano, com uma ótima média de 5.2 jardas por carregada, além de 7 TDs na temporada. Quem mais lhe ajuda pelo chão é o próprio Cam Newton, que possui uma média de 36.4 jardas terrestres por jogo, além de 4 TDs correndo na temporada. Cameron Artis-Payne e Curtis Samuel também participam do jogo terrestre, mas com bem menos constância e efetividade. Será um confronto interessantíssimo entre a melhor defesa da liga contra o jogo corrido e um dos melhores arsenais terrestres da NFL.

Outra contribuição enorme de McCaffrey é recebendo passes. o RB tem incríveis 701 jardas recebendo (média de 54 jardas por jogo), além de uma média de 8.2 jardas por recepção e 6 TDs agarrando passes. Fica claro o monopólio de McCaffrey neste ataque, mas isso ocorre também devido à falta de alvos no ataque aéreo. O corpo de recebedores é composto principalmente pelos medianos Devin Funchess, DJ Moore, Torrey Smith e Jarius Wright. O melhor alvo de Cam Newton com certeza era seu TE Greg Olsen, porém, com uma lesão que o tirou da temporada, o ataque de Carolina ficou bastante unidimensional. Quem substitui Olsen é o TE Ian Thomas, que foi muito bem na última partida recebendo 9 passes para 77 jardas.

Resumindo: Um ataque razoavelmente bom, com um QB mediano mas que representa uma dupla ameaça (aérea e terrestre), com um RB muito talentoso e que é o principal foco deste ataque, tanto correndo como recebendo. Mas com um corpo de recebedores muito mediano apesar de uma linha ofensiva boa.

Defesa:



Conhecido normalmente por ter uma ótima defesa, o Carolina Panthers vem sofrendo muito nesta parte da equipe. A defesa cede 25.5 pontos por jogo, sendo apenas a 25° da liga no quesito. O problema se evidencia na linha defensiva, que é apenas a 23° da liga sackando o QB (2.3 sacks por jogo), mesmo assim a DL ainda contém ótimos jogadores, como Mario Addison, Julius Peppers, Kawann Short e Dontari Poe.

Já o corpo de linebackers é a força desta defesa, liderado pelo Pro Bowler inquestionável Luke Kuechly, os linebackers de Carolina ocupam a 7° posição da liga em jardas terrestres cedidas com apenas 97.8 jardas por jogo. Além de Kuechly, a equipe ainda conta com os ótimos jogadores Thomas Davis e Shaq Thompson.

Já a secundária também não está em seus melhores anos sendo apenas a 20° em contenção do jogo aéreo, cedendo 254.8 jardas por partida. Dentre os CBs, eles contam com o razoável James Bradberry, a surpresa Donte Jackson (4 INT na temporada) e Captain Munnerlyn (1 INT). Já dentre os safeties, o trabalho fica com o bom jogador Mike Adams (3 INT) e o novato Rashaan Gaulden.

Resumindo: Uma defesa que cede muitos pontos, tem bons nomes na DL mas que não estão jogando bem, corpo de LB muito bom e experiente e uma secundária relativamente nova e não muito confiável, porém força alguns turnovers.

Com isso, o Monday Night Football entre Saints e Panthers, que será realizado as 23h15 (horário de Brasília), promete ser um jogo quente digno de uma rivalidade de divisão, Saints é dado como favorito mas o fato de o jogo ser na casa do Panthers deixam as coisas mais equilibradas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog