Pós Jogo - Saints @ Falcons: Drew Brees fenômeno e #NeverPunt


Se eu fosse cientista, passaria a estudar Drew Brees com atenção especial, principalmente depois do que aconteceu em Atlanta no último domingo. Enquanto muitos querem aposentá-lo, Brees mostra que a idade só o torna melhor e que a temporada de 2018 pode ser o auge da carreira.

Empolguei? Com certeza! Tá, a defesa tá aí pra nos deixar com os pés no chão, mas vamos começar falando das coisas boas. O ataque foi maravilhoso. Explosivo, imparável. Com três jogadores vivendo uma fase absurdamente fantástica: Drew Brees, Alvin Kamara e Michael Thomas. Mas o auge mesmo foi a corrida de Drew Brees para touchdown. Foram apenas sete jardas. Uma jogada que tinha tudo para dar errado. Brees, pressionado e sem opções, se desloca para a esquerda. Ele ameaça um lançamento para tentar congelar dois defensores do Falcons que estavam vindo. Não funciona. Vem a pancada. Brees gira igual o peão da casa própria e segue em pé para conseguir o restante das jardas e anotar mais seis pontos para o Saints.


"Eu falo para meu (filhos) time de flag football que o movimento de girar (spin moves) é bom e eles não acreditam em mim", comentou Brees após o jogo. "Então, estou feliz que isso aconteceu porque agora eu tenho uma evidência em vídeo para mostrar. Girar funciona!".

O jogador disse que seus colegas ficaram fazendo piada sobre seu movimento de Madden, incluindo o quarterback reserva Taysom Hill. O técnico Sean Payton arrancou risadas quando comentou a jogada. "Eu estou lutando contra um esporão no calcanhar há quase dois meses, e disse pra ele que assistir a jogada estava me machucando mais. Na verdade, começou a doer. Meu esporão começou a doer enquanto assistia".

Lógico que agora tudo é festa. Mas o que a ciência precisa estudar é como um quarterback com 39 anos - completa 40 no dia 15 de Janeiro - caminha para uma das melhores temporadas na liga. Seus números são absurdos. Três jogos, 80,6% (OITENTA PORCENTO) de passes completos para 1078 jardas, 8 TDs e nenhuma  interceptação. Ele é o primeiro quarterback na liga neste ano a passar das 1000 jardas aéreas. Ah! Mais quatro corridas para 6 jardas e dois touchdowns. Hoje, Brees tem o melhor rating da carreira (122,2), passando fácil a melhor marca que era de 2011 (110,6). A idade só faz Brees melhorar. Já falamos aqui que em algum momento, a curva de Brees irá para a descendente. Mas parece que ela nunca vai chegar.

Mas vamos falar do jogo. Um tiroteio que parecia Arena Football misturado com uma partida de Madden no modo rookie. No total, foram 941 jardas conquistadas no jogo, 80 pontos, 56 primeiras descidas e o mesmo numero de touchdowns do que de punts (10 cada). Nessa loucura, o Saints mostrou estar mais saudável, equilibrado e melhor treinado ofensivamente.

"Sentíamos que precisávamos ser ultra-eficientes contra eles, sabendo o quão explosivo eles são e da habilidade que eles tem em somar pontos", analisou Brees. "Você sabe que cada oportunidade é valiosa".

"Notei que estávamos com um ótimo balanço e existiam algumas coisas que Drew estava vendo e algumas coberturas que a gente sentia mais confiança de atacar", comentou Sean Payton.

A partida fez alguns recordes serem quebrados. Drew Brees ultrapassou a marca de maior numero de passes completos na NFL. Michael Thomas bateu o recorde de mais recepções nos três primeiros jogos da liga e Alvin Kamara conseguiu mais de 190 jardas entre corridas e recepções, sendo sua maior marca na liga.

Mas vamos para a parte complicada. A defesa mais uma vez mostrou fraquezas. O front seven até foi bem. Segurou o jogo corrido do Falcons para apenas 48 jardas, pressionou Matt Ryan algumas vezes conseguindo três sacks. Mas a secundária levou uma senhora de uma surra. Ok, palmas para o WR Calvin Ridley que estava praticamente imparável e teve a melhor partida (7 rec, 146yds 3TDs) de sua jovem carreira. Mas qualquer pato que Ryan lançasse em direção à PJ Williams, entrava. Ken Crawley o substituiu, mas não mudou muito o roteiro. Ambos lembravam Jason David, Fred Thomas ou Brandon Browner com a quantidade de jardas cedidas. 

"Uma vitória é uma vitória", comentou o DE Cam Jordan. "Agora me sinto revigorado. Eu quero melhorar. Quero ir logo para o treino porque tem muitas coisas que precisamos arrumar. Teve aquela falta no field goal que quero rever. Existem algumas jogadas que claramente precisamos melhorar. Teve um  lance que eu poderia ter feito o sack no fim do jogo, quando peguei no braço do Matt Ryan e ele mudou a bola de mão. Ele fez um jogo infernal e eu estava tentando fechar a partida. Você fala sobre nossa defesa ceder muitos poucos e eu nunca vou estar feliz com isso. Tem muita coisa que precisa melhorar e já estou pronto para segunda-feira".

Fato. Muita coisa precisa melhorar. Mas há um sinal de coisa, principalmente no front seven. Não sei até onde a falta de qualidade foi evidenciada por más chamadas defensivas, mas prefiro acreditar que há evolução. Sean Payton foi seco e rápido sobre a secundária: "Você precisa começar dando crédito a eles. É difícil ter caras como Julio Jones atacando sua defesa. Mas nós conseguimos algumas paradas importantes quando precisamos. Penso que no total fomos excelentes e isso nos possibilitou vencer o jogo".

E não podemos encerrar essa matéria sem citar o punt bloqueado. Não importa quem. Não importa onde. Não importa quando. Nós vamos bloquear um punt do Falcons. Nesse domingo, foi Alex Okafor que entrou pra lista dos bloqueadores. 


"Você precisa ganhar do seu bloqueador. E eu ganhei", comentou o jogador. "Eu estava no lugar para bloquear e vi que o punter ainda não tinha chutado. Fui direto em sua perna. Eu poderia ter bloqueado ele com meu joelho. E isso foi enorme. Antes do jogo, nós falamos que uma das chaves para vencer é ganhar a batalha dos turnovers. Quando você bloqueia um punt, é como se fosse um turnover. Alguém tinha que fazer e essa jogada e eu pensei 'por que não eu?'".

A vitória nos coloca em boa posição na divisão e apaga um pouco do que foi a derrota para o Tampa Bay Buccaneers. Agora é acertar as arestas na secundária para conseguir mais uma boa vitória e ir para a semana de descanso em boa posição.

E você? Sobreviveu bem ao jogo? Comente!

WhoDat!

Comentários

Jefferson disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Jefferson disse…
Essa secundária ainda fará meu coração parar.. kkkk desesperador assistir jogo dos Saints. Para nossa sorte tem o eterno Brees e sua giradinha marota pra deixar 2 defensores no vácuo...
Pra cima deles que o sofrimento não pode parar... Who Dat
Jefferson disse…
P.s. aguardando ansioso o podcast...
Unknown disse…
O problema é que ataques ganham jogos e defesas ganham campeonatos... ta triste ter que ver o Deus Brees tendo que fazer mais de 30 pontos todo jogo pra pensar em ganhar! Mas vamo que vamo! Who Dat

Postagens mais visitadas deste blog