Playoffs - Panthers @ Saints - Números e comparações



A temporada regular acabou, e como passou rápido!

Após 16 jogos tivemos o Saints como campeão da NFC Sul, empatado com o Carolina Panthers com 11 vitórias e 5 derrotas, com o Saints levando vantagem nos critérios de desempate, já que durante a temporada, foram duas vitórias contra o rival. Abaixo pode ser observada a situação geral da NFC Sul ao final da temporada regular.


A divisão teve também o Atlanta Falcons se classificando com a 6a melhor campanha da NFC.
A situação e próximos jogos segue abaixo.

Wild Card

Sábado, 6 de janeiro:
Tennessee Titans (5) x Kansas City Chiefs (4), às 19h35
Atlanta Falcons (6) x Los Angeles Rams (3), às 23:15

Domingo, 7 de janeiro:
Buffalo Bills (6) x Jacksonville Jaguars (3), às 16:05
Carolina Panthers (5) x New Orleans Saints (4), às 19h40

Divisional Round
Sábado, 13 de janeiro
New Orleans/Carolina/Atlanta x Philadelphia Eagles, às 19h35
Kansas City/Tennessee/Buffalo x New England, às 23:15

Domingo, 14 de janeiro
Jacksonville/Kansas City/Tennessee x Pittsburgh Steelers, às 16h05
Los Angeles Rams/New Orleans/Carolina x Minnesota Vikings, às 19h40

Finais de Conferência
Domingo, 21 de janeiro
Final AFC, às 18h
Final NFC, 21h30

Philadelphia Eagles e Minnesota Vikings tiveram as duas melhores campanhas no geral da NFC e New England Patriots e Pittsburgh Steelers tiveram as duas melhores campanhas no geral da AFC. Eles folgam na primeira rodada dos playoffs.

Falcons (6ª melhor campanha) vai à Califórnia enfrentar o Los Angeles Rams (3ª melhor campanha) e o Saints (4ª melhor campanha) recebe o Carolina Panthers no Superdome.

Agora tratemos especificamente do confronto envolvendo Saints e Panthers e analisando o confronto em números, o time de New Orleans leva ligeira vantagem. Isso também pôde ser notado nos dois confrontos da temporada regular, onde o Saints saiu vencedor por 34-13 em Charlotte na semana 3 e venceu novamente em New Orleans na semana 13, desta vez por um placar menos elástico, 31-21.

O ataque de New Orleans foi o 4° da liga em pontos (448/28 ppj), enquanto Carolina foi o 12° (363/22,7 ppj). Em jardas totais, o Saints ficou em 2° com 391,2 jardas por jogo, enquanto o Panthers em 19° com 323,7. Nota-se que no ataque o Saints leva boa vantagem sobre o rival.

O Saints teve o 5° melhor jogo aéreo e também o 5° melhor jogo terrestre da temporada regular, com 4.189 jardas aéreas (média de 261,8 jardas por jogo) e 2.070 jardas terrestres (média de 129,4 jardas por jogo). Carolina teve problemas com o jogo aéreo, com Cam Newton não estando na sua melhor forma e o time perdendo suas duas melhores armas ao longo da temporada, Greg Olsen (perdeu vários jogos lesionado) e Kevin Benjamin (negociado com o Buffalo Bills). Foi o quinto pior no jogo aéreo com 3077 jardas (192,3 jardas por jogo), no entanto, teve bom desempenho no ataque terrestre, sendo o quarto geral com 2102 jardas (131,4 jardas por jogo).

Já entre as defesas há um certo equilíbrio, tendo as duas defesas se destacado ao longo da temporada. Carolina ter boa defesa não é novidade, já que tem sido assim ao longo das últimas temporadas. A defesa conta com excelentes nomes como Luke Kuechly, Thomas Davis, Mario Addison e Julius Peppers. Já o Saints, nas últimas 4 temporadas conseguiu a proeza de ter duas das piores defesas DA HISTÓRIA DA NFL em números, entretanto nessa temporada a história foi diferente. Com um excelente draft que teve Marshon Lattimore, Marcus Williams e Trey Hendrickson, além de boas aquisições no período de free agency como Alex Okafor e A.J. Klein, a defesa mudou de patamar.
Saints foi a 16a melhor defesa em jardas cedidas por jogo (336,5), enquanto o Panthers teve a 7a melhor no quesito, com 317,1. Em pontos cedidos o Saints teve a décima melhor defesa, com 20,4 pontos por jogo, empatando no quesito com Carolina, onde em números absolutos ficou 326 contra 327 pontos totais, respectivamente. Em sacks, a defesa do Saints foi a sétima geral, com 42 enquanto Carolina foi a terceira geral, com 50 sacks. Isso é reflexo da força das linhas defensivas de ambas as equipes, que pressionam os QB adversários durante todo o jogo. A defesa do Saints foi a terceira melhor da liga em número de interceptações, com 20 no total, enquanto a defesa do Panthers, com problemas na secundária, foi apenas a vigésima quarta, com 10 interceptações. Importante ressaltar que nas últimas temporadas, a defesa do Saints mal conseguia atingir dois dígitos quando o assunto era interceptações, um belo upgrade, com dois calouros sendo responsáveis por 9 das 20 interceptações. Marshon Lattimore, talvez o melhor CB da temporada teve 5, enquanto o FS Marcus Williams teve 4 interceptações na temporada.

Individualmente, ambas as equipes tem seus valores tanto no ataque quanto na defesa.

No Saints, podemos facilmente citar Drew Brees, um dos melhores QBs da liga e um dos maiores de todos os tempos, nome certo no Hall da Fama. Durante essa temporada atingiu a marca de 70.000 jardas aéreas e terminou a temporada com a maior porcentagem de acerto de passes da história, 72% (386 passes completados entre 536 tentativas). O recorde anterior era de Sam Bradford, do Vikings com 71,8%. A grata surpresa da temporada no ataque do Saints não tem apenas um nome, mas sim dois. A dupla de RB Mark Ingram e Alvin Kamara (outra grande aquisição do draft), foi responsável por 3.094 jardas de scrimmage e 25 TD. Alvin Kamara liderou a liga em jardas por corrida, com 6,1, enquanto Ingram não teve as mesmas 5,1 jardas por corrida da temporada passada, mas teve ótimas 4,9. Kamara mostrou habilidade ímpar em receber passes, tendo o sido o segundo da equipe em jardas recebidas, com 826, somente atrás do WR Michael Thomas, que teve 1.245. Alvin Kamara tem ótimas chances de levar o prêmio de calouro ofensivo da temporada. Michael Thomas terminou a temporada com 104 recepções e se tornou o segundo anista a mais receber passes na história da liga, com 196 (92 passes recebidos em 2016).

Na defesa, falar de Cam Jordan é chover no molhado. Mesmo enquanto essa defesa passava vergonha, tendo os piores números da história, ele era uma estrela solitária e durante essa temporada, onde a defesa teve uma melhora considerável, ele pôde brilhar ainda mais. Terminou a temporada em 13 sacks e o impressionante número de 12 passes desviados, números que muitas vezes nem jogadores de secundária conseguem ter. Conseguiu ainda forçar dois fumbles. E nessa mesma defesa tem dois nomes que talvez vocês ouvirão falar durante anos. Dois "moleques" que chegaram mudando o patamar de uma secundária conhecida por ser uma piada. Marshon Lattimore e Marcus Williams, CB e FS, calouros vindos de Ohio State e Utah, preencheram um buraco enorme na defesa, e jogaram como veteranos. Lattimore teve 5 interceptações ao longo da temporada e conseguiu desviar 23 passes, tendo ainda um fumble forçado. Marcus Willians conseguiu 4 interceptações e 11 passes desviados.

No Carolina Panthers, Cam Newton tem se destacado muito mais pelas suas corridas do que pelo jogo aéreo, já que tem problemas entre seus recebedores. Foram 3.302 jardas aéreas, 22 TD e 16 interceptações, enquanto conseguiu 754 jardas corridas e 6 TD. Mesmo com o destaque no jogo corrido, apesar de ser o seu ponto forte, são números fracos para um jogador que já foi MVP dessa liga. Mesmo com números ruins, ele tem a capacidade de tirar coelhos da cartola, pela sua versatilidade. No ataque ainda contam com o RB veterano Jonathan Stewart e o calouro Christian McAffrey. Stewart anotou 6 TD, apesar de ter apenas 680 jardas, enquanto o calouro vindo de Stanford teve 1.086 jardas de scrimmage e anotou 7 TD. Assim como Kamara, McAffrey é muito versátil e tem grande habilidade em receber passes. Com a saída de Kevin Benjamin e a contusão de Greg Olsen durante a maior parte da temporada, o principal WR de Carolina foi Devin Funchess, que conseguiu 840 jardas e 8 TD.

A defesa é o maior destaque do time do Panthers. Luke Kuechly já ganhou o prêmio de melhor jogador defensivo da temporada, é um excelente MLB e se multiplica em campo. Terminou a temporada com 125 tackles, 1,5 sack, 3 interceptações e um fumble forçado. Na linha defensiva, Mario Addison e o veteraníssimo Julius Peppers foram responsáveis por 22 sacks e 4 fumbles forçados. Isso sem falar de Kawann Short, que mesmo atuando pelo meio da linha conseguiu 7,5 sacks e 2 fumbles forçados.

Apesar das duas vitórias na temporada regular, todos sabem que playoffs pode ser considerado um novo campeonato, com jogo único, pressão maior, onde qualquer erro pode determinar o destino da partida. O técnico Sean Payton sabe disso e tem a missão de preparar o time para este novo desafio, principalmente a parte mental, já que há a certeza de que o terceiro embate será completamente diferente dos anteriores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DC Ryan ataca o Saints: "Foi uma perda de tempo"