Tentando resolver uma anomalia estatística: conversões de terceira descida





O ataque do New Orleans Saints tem uma anomalia em sua estatística nessa temporada.

Praticamente em todas as estatísticas esse ataque está entre os melhores e mais eficientes da liga. É o primeiro em jardas por corrida, primeiro em jardas aéreas e o segundo em primeiras descidas.

Apesar de todos esses números, o Saints figura na décima quarta posição em conversões de terceiras descidas, convertendo apenas 38,8% das chances. As terceiras descidas estão para nós como a criptonita está para o Superman, ou seja, é a nossa maior fraqueza e isso ficou muito evidente na derrota de domingo, por 26-20 para o Los Angeles Rams. É um problema novo, pois a equipe liderou a NFL em conversões de terceiras descidas nas últimas três temporadas e esteve em primeiro nessa estatística em cinco das doze temporadas de Drew Brees como um Saint. E mais, nunca ficou abaixo da sexta posição (aconteceu justamente em 2009).

"É algo que tem que ser melhorado. É só um padrão que temos usado. Fazendo o correto, nos dá mais oportunidades no jogo, mais jogadas", disse o técnico Sean Payton.

O que é ainda mais intrigante, é tentar identificar a razão de o time estar sofrendo tanto nessas situações do jogo. Um olhar sobre os números de Brees não revela muito - ele tem completado 68,1% dos seus passes em terceiras descidas curtas, 58,8% em terceiras para três jardas e 67,8% quando são terceiras descidas para dez ou mais jardas.

Willie Snead, que vem tendo uma temporada complicada devido à suspensão e posteriormente a um problema no músculo adutor da coxa, tem apenas três recepções nessa temporada, e Sean Payton tem dito repetidamente que Snead era um dos jogadores que o clube mais se suportou em situações de terceira descida.

Além de mudanças no elenco, a defesa do Saints fez a comissão técnica mudar um pouco algumas decisões durante essa temporada, fazendo com que o time controle mais a bola quando ataca.

"Você deve estar jogando um tipo certo de jogo... e você decide 'Hey, vou para uma jogada de screen pass, ou segurar e chutar o punt', não há nada errado com isso, dependendo da sua posição no campo", disse ´técnico. "Mas de forma geral, penso que especificamente nessa área, as coisas não tem ido tão bem".

O que faz esses números serem surpreendentes é quão efetivo o time tem sido em outras áreas. Tipicamente, times que sofrem em terceiras descidas, regularmente são times que não conseguem muitas jardas nas primeiras e segundas descidas, mas o Saints melhorou muito seu ataque terrestre, com Ingram e Kamara fazendo grandes jogadas nessas situações.

O jogo aéreo também tem evitado erros chave. Cedemos apenas treze sacks, o tipo de jogada que pode colocar o ataque em situação complicada rapidamente.

"Temos sido eficientes (no jogo aéreo). Eu diria que só de números absurdos e big plays, tenho certeza que os números não são como foram no passado, mas veja o que está acontecendo. Estamos correndo com a bola muito bem. Temos estado em jogos onde não tem sido necessário lançar tantas bolas. Temos lançado a bola de forma eficiente para manter o ataque progredindo, para manter os drives vivos, para anotar pontos e manter a posse", disse Brees.

Sem uma alvo claro, o Saints tem tentado estreitar o que for possível nas descidas mais importantes dos jogos.
"Temos que executar (as jogadas). Temos que proteger nosso QB, temos que ser precisos correndo nossas rotas, não cometer faltas e ser eficientes nas primeiras descidas. Há muitas coisas que temos que ter em conta", disse o RB Mark Ingram.
Posse de bola será primordial contra o Panthers domingo. O adversário é expert em limitar as chances dos adversários, liderando a liga em média de posse de bola.
Mas a realidade é que o Saints deve ser melhor em terceiras descidas, não importa o jogo ou o adversário.
"Terceira descida é crucial toda semana. Estamos tentando sempre melhorar e tentar ser os melhores da liga em terceiras descidas. Sei que ainda não estamos lá", finalizou o WR Michael Thomas.


Fonte: nola.com (com comentários adicionais da redação)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog