TEMPORADA REGULAR 2017: Falcons @ Saints - Pós jogo (SEMANA 16)


Na véspera de natal, o New Orleans Saints deu um duplo presente para o seu torcedor. Ganhou do rival Atlanta Falcons por 23-13 e garantiu sua vaga na pós temporada.

Jogar contra o Falcons é sempre difícil, nervoso. É a maior rivalidade da NFC South e hoje talvez seja uma das maiores rivalidades da liga.

Especificamente nessa partida haviam alguns atrativos extras. A partida anterior foi há apenas duas semanas, onde o Saints enfrentou muitas adversidades como a costumeira dificuldade de jogar do território adversário (com ou sem amplificadores para criar clima hostil, é sempre difícil esse tipo de matchup), as contusões que vem se empilhando semana após semana, um ataque aéreo que tem sido apenas razoável e para finalizar, a arbitragem lamentável. O final todos sabem, derrota por 20-17.
Feita a pequena introdução, vimos um Superdome ensandecido, com os torcedores criando o pior clima possível para o adversário (sem a necessidade de amplificadores), o que funcionou muito bem, pois pudemos observar várias faltas do ataque, por saída falsa. Sabemos o quanto o barulho vindo das arquibancadas atrapalha a comunicação no ataque e temos a sorte de ter uma torcida que faz o dome virar um verdadeiro inferno.

O ataque fez o necessário para ganhar o jogo. Em parte do jogo Brees e seus comandados conseguiram um bom controle do relógio, com drives relativamente longos e revezando muito bem passes e corridas. No final foram 28 passes contra 27 corridas, já disse antes e repito, gosto quando o ataque joga assim, ainda mais quando temos a dupla Ingram e Kamara no backfield. O ataque apesar do bom jogo continua sofrendo em conversões de terceiras descidas. Dessa vez foram apenas 3 conversões em 13 tentativas, 23% de eficiência, um número bem baixo, entretanto isso já foi falado em outras ocasiões aqui no blog. E o ataque continua sofrendo em situações de redzone. Falta um alvo para essas situações. Os mais abastardos (ou abestados) virão me dizer "PAGUE E TRAGA O JIMMY GRAHAM DE VOLTA". Pessoal, quando digo que sofremos na redzone, não quer dizer que quero o Jimmy Graham de volta. Quando o trocamos, fui um dos poucos a enxergar de imediato uma boa negociação e não, não quero que ele volte. Quero apenas que voltemos a ter boas jogadas de redzone, já que atravessamos o campo como um trator e normalmente essas situações terminam em field goals, com o ataque saindo de campo com 3 pontos. Se notarem, nossos dois TD na partida aconteceram em jogadas longas. O TD anotado por Ted Ginn Jr saiu de um passe de 54 jardas e o de Mark Ingram de uma corrida de 26 jardas. Brees terminou a partida com 21/28, 239 jardas, 1 TD e 1 interceptação (em uma bola de fácil recepção, dropada por Ted Ginn e interceptada por ninguém menos que Dion Jones).

Kamara foi o que mais recebeu passes, com 7 para 58 jardas. Mike Thomas, apesar da lesão que quase o deixou fora da partida, teve 4 recepções para 66 jardas. Ginn recebeu 4 passes para 76 jardas.
Em resumo, o ataque teve mais um jogo razoável, relativamente seguro.

Já a defesa amigos, a defesa foi um espetáculo!!! E uma defesa toda remendada, com desfalques em todos os setores. Quando eu digo que empilhamos desfalques, contemos: Breaux (nem chegou a retornar), Anzalone, Okafor, Klein, Hendrickson e por último, Vaccaro.

Cam Jordan fez mais um jogo sensacional, 2 sacks, acumulando 10 em Matt Ryan, que nesse jogo ganhara o prêmio de jogador mais sackado por ele (antes eram ele e Cam Newton empatados com 8 sacks cada). Ele faz da vida dos QBs adversários um verdadeiro inferno e entre os DEs tem sido disparado o melhor.

George Johnson, DE que chegou recentemente para cobrir a vaga de DE deixada por Okafor e posteriormente Hendrickson foi outro destaque. Ele já havia feito um bom jogo contra o Jets na semana 15 e novamente mostrou consistência. Conseguiu 1,5 sack. Rankins e Onyemata também derrubaram Matt Ryan e tivemos 5 sacks no total, fora as pressões constantes. Importante falar do terceiro, e não menos importante DT, Tyeler Davidson, que forçou o fumble em uma segunda descida, praticamente na goal line. A bola foi recuperada por Manti Te'o, que fez uma excelente partida, talvez a melhor da carreira, sempre sob o olhar atento da sua namorada.

A jogada da partida foi a interceptação inusitada do nosso menino de ouro, Lattimore. O termo "WE ASS" criado por Adrian Peterson logo no primeiro jogo, nunca teve um significado tão bom como para essa jogada. Após o passe de Matt Ryan, o WR Marvin Hall dropou o passe e a bola foi amortecida nas nádegas (NA BUNDA MESMO!!!) do CB, que teve tempo de puxa-la para seu domínio antes que ela batesse no chão. Sorte e sagacidade no mesmo lance. Sorte essa que, somada a incompetência de temporadas anteriores, também não estava do nosso lado.


Limitamos o jogo corrido do Falcons a míseras 67 jardas. E limitamos a 143 jardas no jogo anterior. Esse mesmo ataque terrestre formado por Tevin Coleman e Devonta Freeman que nos dois jogos da temporada passada empilharam cerca de 350 jardas terrestres na nossa defesa. Matt Ryan terminou a partida com 22/36, 288 jardas, 1 TD e 1 interceptação (DE BUNDA!!!).

O Saints que chegou a 11 vitórias na temporada, garantiu sua vaga nos playoffs, mas ainda não conseguiu garantir o título da NFC South, já que o Carolina Panthers conseguiu a vitória contra o Tampa Bay Buccaneers no apagar das luzes e também tem campanha 11-4. Para o Saints garantir o título da divisão e a vantagem de jogar em casa no wildcard weekend, tem que vencer o Buccaneers em Tampa na semana 17. Caso não vença, garante o título em caso de derrota do Panthers para o Falcons, jogo em Atlanta. Ambas as partidas serão disputadas às 19:25 do dia 31/12.

Não podemos deixar de mencionar Drew Brees, que ultrapassou a marca de 70.000 jardas aéreas na carreira, se juntando a Peyton Manning (71.940 jardas em 258 jogos) e Brett Favre (71.883 jardas em 293 jogos). Brees foi quem conseguiu a marca com menos jogos, 248. Ele está a menos de 2.000 jardas de quebrar o recorde que hoje pertence a Peyton Manning,  De quebra, passou pela 12a vez na carreira da marca de 4.000 jardas aéreas por temporada. Está no caminho para quebrar o recorde de Peyton Manning na próxima temporada.

É isso aí pessoal!!! Voltamos à pós temporada após 3 anos!!! WHO DAT!!!

Comentários

Maurício disse…
Foi um excelente jogo. Na defesa jogamos muito bem no ataque a deficiência nas terceiras descidas é o maior empecilho para estarmos em melhor situação. Go Saints!

Postagens mais visitadas deste blog