Dennis Allen e a melhora defensiva


Dennis Allen é o novo milagreiro da cidade - também conhecido como coordenador defensivo. O que ele está fazendo com uma das piores defesas da liga merece mérito e chega bem perto do milagre. Há um ano, ee andava pelos escritórios em Metairie após o bye da week 11 pensando em seu primeiro gameplan sem Rob Ryan. Hoje, um ano a frente da defesa, os avanços são palpáveis.

Se pegarmos os números, talvez esse avanço fique escondido. O time está com a 27ª defesa em jardas por jogo, a 29ª em jardas de passe, empatada em 22ª em sacks, em 26ª em sacks por tentativa de passe, 27ª em first downs por jogo, 25ª em porcentagem de 3ªs descidas e em 30ª em pontos cedidos. Só que a equipe sofreu muito com lesões nas primeiras semanas e, com a recuperação desses atletas, o que se vê é uma defesa muito diferente.

Nos últimos cinco jogos, o avanço é notável. Temos uma defesa na primeira metade da temporada e outra na segunda. Uma estatística que mostra isso muito bem é a "pontos cedidos". Nos primeiros cinco jogos, cedemos uma média de 33.6 pontos. Isso mesmo que o time tenha limitado o Giants em 16 pontos, sem ceder um touchdown na defesa. Nos últimos cinco jogos, houve uma redução em 10 pontos. O time, hoje, cede 23.6 pontos por jogo. 16 desses pontos não são responsabilidade da defesa. O retorno do Extra Point bloqueado contra Denver, o retorno de fumble para touchdown de Earl Thomas contra Seattle, a pick six de Daniel Sorenson contra o Chiefs. Se tirarmos os pontos cedidos pelo ataque, a média cai para 20.4 pontos por jogo.

Os quarterbacks adversários estão encontrando dificuldades para mover a bola pelo ar. A porcentagem de passes completos caiu para 59.9, sendo que nos primeiros cinco jogos era de 65.8. A defesa ainda cedeu menos de 235 jardas de passes em três dos últimos cinco jogos.

A quantidade de jardas no geral também caiu muito. O time, que cedia 419.4 jardas por jogo, hoje cede 346.2 jardas.Na redzone, a equipe também cresceu muito. Os adversários chegaram na redzone apenas 12 vezes nos últimos cinco jogos, cedendo apenas quatro touchdowns, com uma porcentagem de 33.3. Nos primeiros quatro jogos, os times chegaram o dobro de vezes na redzone, marcando 15 touchdowns.

Grande parte desse sucesso veio com a mudança de esquema na semana 4 contra San Diego. Allan colocou o time para jogar na base 4-2-5, reforçando a secundária. tirando James Laurinatis de middle linebacker e colocando Craig Robertson no lugar. Dannell Ellerbe, machucado, deu lugar para Nate Stupar como weakside linebacker. A função de strongside linebacker entrou em extinção, com Stephone Anthony indo para o banco. Agora que o Ellerbe está saudável, o time ganhou tanto na marcação de passes, quanto em blitzes mais eficientes.

Esse esquema fez com que o time jogasse com três safeties. Kenny Vaccaro, Jairus Byrd e Vonn Bell estão em campo em quase todos os snaps defensivos. Importante também para trazer ao rookie um pouco de experiencia em campo. Byrd vem rendendo o melhor desde que começou sua trajetória no New Orleans Saints. O que pode atrapalhar essa formação é uma possível suspensão de quatro partidas de Kenny Vaccaro por dopping.

O time também teve que se recriar com os cornerbacks BW Webb e Sterling Moore. O rookie não draftado ken Crawley vem fazendo grandes jogadas em alguns momentos. A posição pode melhorar ainda mais quando Delvin Breaux ficar completamente recuperado.

A melhora da defesa também vem com a melhora no desempenho de alguns jogadores também. Cam Jordan está sendo um monstro. Segundo o Pro Football Focus, ele é o segundo melhor edge defender na NFL. DT Nick Fairley está sendo uma das melhores contratações de free agent da liga. Também temos sinais de vida dos veteranos DE Paul Kruger e Daryl Tapp. A escolha de primeiro round, Sheldon Rankins, fez a defesa ficar mais versátil, com Allen lançando cinco homens na linha defensiva nas ultimas duas semanas. O tipo atlético de Rankins vem abrindo avenidas para outros jogadores. Tudo isso faz com que Allen confie em mandar blitz e as blitz tenham mais sucesso do que na primeira metade da temporada.

Claro que nada disso é perfeito. Ninguém está exigindo a perfeição. As expectativas sempre foram tão baixas que simplesmente não ser terrível já é um sinal de vida para a defesa. Só que a nossa defesa ficou melhor do que isso nos últimos cinco jogos. Ela ficou boa, mesmo com alguns defeitos.

Allen pode não ter sido o brinde que todos esperavam na offseason, mas o trabalho dele nesta temporada vem tendo uma proporção imensa.

Matéria original em Inglês

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog