Como a Universidade do Alabama mudou o Saints


Pode parecer louco, mas a estrutura dos programas de futebol americano universitário várias vezes são superiores aos profissionais. E isso envolve vários setores. Desde a forma como a água é armazenada ou a instalação de barbearias na estrutura, até avanços de tecnologia, treino e nutrição.

A explicação é simples: As universidades não pagam seus atletas, então precisam mostrar vantagens para atrair talentos para seu time. Na NFL, os times são profissionais e não precisam impressionar ninguém ou fazer absurdos para manter seus jogadores felizes. Mas, mesmo assim, alguns avanços chegam aos times profissionais e Sean Payton fez uma confissão.

"Muito do que eu e meu staff sabemos sobre nutrição aprendemos com o grupo técnico de Alabama".


Payton foi questionado sobre como a nutrição dos atletas evoluiu nos últimos 10 anos. "Bastante" comentou com os repórteres. "Tipicamente, em vários casos, o jogo das universidades está na nossa frente, porque seus orçamentos e a necessidade de atrair atletas os colocam em uma constante disputa por melhorias na estrutura, na nutrição e em coisas que eles podem fazer. Várias vezes, isso floresce. No nosso caso, nós estivemos em Alabama para um workout e vimos a estação de recuperação que eles possuem, com shakes de proteína para quem está perdendo ou tentando ganhar peso. Eles enfatizam a nutrição própria durante o dia, antes ou depois do treino".

E, acredite, isso é muito diferente do que o Saints fazia há alguns anos.

Atletas devoram Popeye Chicken
"Acho que nos últimos cinco ou seis anos - tenho certeza que alguns times começaram isso um pouco antes - isso foi um desafio duplo em New Orleans", disse Payton. "A forma como você prepara a comida e o que você está comendo. Não faz muito tempo que, quando viajávamos Sábado para o jogo domingo, alguns jogadores estavam comendo Popeye Chicken no avião. Os nutricionistas chegaram e falaram 'Bem, essa refeição é a mais importante! Eles vão jogar amanhã!'. Várias vezes, não só no futebol, nós fazemos as coisas apenas porque sempre foi assim. Então, penso que isso mudou bastante nos últimos seis anos".

Ouvir Payton falar isso é realmente chocante. As coisas mudaram rapidamente na NFL. E mostra o quanto a liga era ineficiente neste sentido há alguns anos. Claro que o conhecimento de avançou muito nos ultimos anos, mas a ideia de comer Popeye Chicken na noite anterior do jogo é absurda. Eles são atletas profissionais e não precisa ser muito esperto para saber que comer isso antes de um jogo não é das melhores ideias.

De qualquer forma, como disse Sean Payton, a evolução veio rapidamente para a liga e não apenas para New Orleans. Chip Kelly fez algumas mudanças grandes em Philadelphia há alguns anos, removendo o 'Taco Tuesday' e o 'Fast food Friday' - dias especiais para comer (MUITO) algo não exatamente nutritivo - e colocado sucos no lugar.

O que é curioso observar é como as universidades interferem no futebol profissional.

Como diz Payton, as universidades continuam melhorando a exorbitante qualidade de suas instalações para conseguir vencer jogos (e assinar com bons atletas).

Vamos esperar qual vai ser a próxima mudança.

*** Popeye Chicken é uma rede fast food de New Orleans que vende frango frito.

*Texto original

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog