O porque Sean Payton deve continuar no Saints


Acompanhando manifestações de torcedores no Blog ou mesmo na página do Saints Brasil no Facebook (https://www.facebook.com/saintsbrasil), percebi um debate grande se o técnico Sean Payton deve continuar com o Saints para a próxima temporada. Já adianto que sou a favor da permanência, mas alguns fatores importantes influenciam neste caso e, independente de ser a favor ou contra, eles não podem ser ignorados.

Antes de qualquer coisa, vamos ao fato: Sean Payton tem contrato com o Saints até 2017 e, quando assinou o vínculo, em 2012, foi o treinador mais bem pago da liga. Ou seja, para sair do Saints, o time interessado deveria realizar uma troca por Sean Payton, dando escolhas de draft ou jogadores. Isso já deixa a situação bem mais complicada, porque a ideia de trocar uma escolha de draft por um treinador não é vista com bons olhos pela NFL.

 Brucky Brooks, do site NFL.com, analisa a questão desta forma: "Para conseguir um técnico top em um trade, acredito que o time precisaria oferecer ao menos uma escolha de segundo round. Quando você pensa da importancia de ter um grande líder no vestiário, penso que uma escolha dessas significa um potencial titular. Na maioria das salas de draft, um segundo round é visto como titular e precisamos partir deste ponto de vista. Eu seria hesitante em dar uma escolha de primeiro round por um treinador, independente de seu pedigree. Técnicos certamente importam, mas ultimamente são os jogadores que ganham os jogos".

Jon Gruden
Lógico que esta é apenas uma análise. Muitos pensam o contrário. Inclusive o Tampa Bay Buccaneers pensou o contrario em 2002, quando deu QUATRO escolhas por Jon Gruden - primeiro e segundo round de 2002, primeiro round de 2003 e segundo round de 2004. O treinador levou a equipe ao Super Bowl já no primeiro ano, ganhou a divisão em 2002, 2005 e 2007 e saiu do time em 2008. Seu record em Tampa foi de 60-57. Apesar do rápido sucesso, claramente o time acabou sofrendo com a falta destas escolhas, impactando a franquia no futuro e a colocando em uma situação complicada que parece começar a inverter apenas agora (depois de 2007, o time nunca mais chegou a uma pós-temporada).

Agora voltamos ao Payton. Vamos às suas opções. Segundo a mídia norte-americana, o treinador já foi especulado por Miami Dolphins e Indianapolis Colts. 

O site NOLA.com conversou com Chris Landry, especialista de NFL e scout. Ele já trabalhou para o Cleveland Browns e para o Houston Oilers/Tennessee Titans. Atualmente, ele é consultor para diversos times da NFL e dos programas das maiores faculdades.

"O Dolphins tem Stephen Ross como dono, um cara muito diferente, muito envolvido, muito impetuoso, sempre quer saber isso e aquilo. Essas coisas podem deixar Payton não muito confortável no time", comenta Landry.


"Já no Colts, você estará assinando com Jim Irsay, que conheço há anos" comentou. "A melhor forma que posso descreve-lo é que ele é um cara diferente. Eu não sei se isso é uma coisa boa. Mas ele é um cara que, enquanto estiver envolvido, ele é muito compreensivo e normalmente te deixa fazer seu trabalho. Mas isso custaria algumas escolhas do draft. E se Indianapolis tivesse outra opção que agradasse o time e que não envolvesse troca? Isso não significa que as opções não estarão lá (para o Payton escolher), mas não significa também que elas estão inteiramente ali".

Ou seja, tirar o Payton do Saints custaria caro e os times que poderiam fazer isso, ou não tem interesse na troca, ou não encaixam no estilo Payton.

E você me pergunta: Mas quem disse que o Sean não será demitido?!

E eu te respondo: Duvido MUITO que seja. Os jornalistas e especialistas que acompanham o Saints há anos dizem que Tom Benson (dono do Saints) é um cara fiel. Digamos também que ele não gosta de muitas mudanças no alto escalão. Quando um treinador mostra talento, potencial, ele aposta no cara por vários anos, mesmo que as coisas não estejam muito boas. 

Jim Mora
Vamos ao passado para analisar o futuro. Começamos com Jim Mora, um dos melhores treinadores da história do Saints. Ele treinou o time de 86 a 96, levando a equipe pela primeira vez aos Playoffs e, depois, levando a equipe por mais três vezes a pós temporada. Em 93 começou começou a crise, com um 8-8. Na sequencia, Mora teve record de 7-9 por duas temporadas seguidas. Mesmo assim, Benson o manteve no cargo. Em 96, Mora pediu demissão após uma campanha de 2-6. Reforço: Pediu DEMISSÃO. Benson não demitiu o treinador talentoso em quem confiava.

Jim Haslett
Outro técnico na lista dos melhores do Saints foi Jim Haslett. É, ele mesmo. Não se deixe enganar pela péssima temporada de 2005, quando o Katrina passou por New Orleans. Haslett assumiu o time em 2000 e levou o Saints aos playoffs, conseguindo, inclusive, a primeira vitória na história do time em uma pós temporada. Após isso, Haslett foi bem meia boca. 7-9 em 2001, 9-7 em 2002 e 8-8 em 2003 e 2004. Mesmo com estes problemas Benson apenas demitiu Haslett após a temporada do Katrina, em 2005, quando o time terminou 3-13.

Resumindo: A não ser que uma catástrofe aconteça, Benson não demite os treinadores que trazem sucesso ao time. E, a não ser que terminemos 4-12, eu duvido MUITO que Benson irá mandar embora o treinador que levou o Saints ao titulo inédito do Super Bowl. 

Tirando estes fatos (e agora vem uma questão mais opinativa), o Saints está em um período de reconstrução. Isso acontecem em diversos times, em diversos momentos. Todos os melhores times da história passaram por isso. Nosso melhor recebedor está velho (Colston), nossa OL tem alguns veteranos (Strief e Evans) que já não estão no auge e a defesa foi completamente remontada nesta temporada. É muito cedo para culpar o treinador. Com alguns bons alvos para Brees, um reforço na linha ofensiva e alguns na defesa, o Saints volta a ser um time muito forte. 

O que me deixa otimista também é que o draft de 2015 foi ótimo, o que não acontecia há muito tempo. Ou alguém duvida que Stephone Anthony, Hau'oli Kikaha, Anthony Peat, Marcus Murphy e Demian Swann serão peças importantes no time? Já demonstraram talento na primeira temporada jogando futebol americano profissionalmente. E mais um draft bem feito, juntando com a genialidade de Brees e Payton, o time voltará a estar nos playoffs.

A UNICA coisa que pode tirar Sean Payton do Saints é a disputa familiar pelo time. Benson e sua filha disputam juridicamente o controle da franquia. Até agora, Benson está conseguindo manter todo seu império sob seu controle. Mas, apesar de estar com a saúde em dia, Benson já tem 88 anos e a tendência é um afastamento em breve. A história é longa, mas a justiça já disse que Benson é competente para decidir seu futuro. 

Estando assim e continuando a frente do Saints, Benson deve manter as coisas como estão e Sean Payton provavelmente estará de volta em 2016, para seu penúltimo ano de contrato. E, a não ser que algo horrível aconteça, ele também estará lá em 2017.


E você? Pensa que Payton deve continuar com o Saints?

Comente!

Comentários

Unknown disse…
Tem que continuar e vai conquistar outro Super Bowl para nação Who Dat!!!#gosaints
Unknown disse…
Tem que continuar e vai conquistar outro Super Bowl para nação Who Dat!!!#gosaints
Unknown disse…
Bom dia a todos, infelizmente essa temporada já era, por outro lado se fizermos as escolhas certas no próximo DRAFT como esse ano, acredito que em 2 ou 3 anos teremos um time forte. Em relação ao técnico, não gostaria de vê-lo em outra equipe, pra mim ele é a cara do Saints.

Postagens mais visitadas deste blog