4-8: Melhor, mas longe de ser bom


Vou começar sendo bem sincero: Não fiquei muito bravo em perder para o Carolina Panthers. Ok, foi em casa, estivemos a frente do placar e mais uma vez mostramos inconsistência. Mas considerando que esta é uma temporada perdida, é hora de ver mais o desempenho do que o resultado e traçar metas para 2016.


Vamos começar pela parte ruim. Quer dizer, pela parte horrível. Horrorosa. Grotesca. Faltam adjetivos para descrever o CB Brandon Browner. É patético o que ele faz em campo. Vamos começar pelas faltas. Face mask, 15 jardas; Unnecessary Roughness, 15 jardas, defensive holding (perto da endzone), 4 jardas. Todas faltas absolutamente babacas. Na temporada, são 21 faltas, incluindo duas que foram declinadas pelo adversário. Alem disso, ele foi queimado diversas vezes na secundária e só não foi mais ridículo porque o WR Ted Ginn Jr dropou alguns passes bestas e ainda bateu boca com o coordenador defensivo Dennis Allen. Browner foi tão mal, mas tão mal, que mereceu ser citado três vezes na coluna semanal "Santos e Pecadores", de Christopher Dabe (veja matéria em inglês aqui). É a pior contratação da historia do Sean Payton. Chego a sentir saudade de Corey White e Patrick Robinson...


"Vai escrever um blog sobre isso" disse o técnico Sean Payton, interrompendo uma pergunta sobre Browner. "Browner jogou bem. Esses caras jogaram bem. Foi um jogo competitivo e Dennis e ele tem um bom relacionamento. Sendo assim, próxima pergunta".

O "jogou bem" do Browner foi um desempenho de 3 tackles no total e 2 passes desviados. Ele foi batido no terceiro quarto para uma recepção que gerou touchdown de Devin Funchess e discutiu com o S Jairus Byrd na endzone depois de ceder uma recepção para touchdown a Ted Ginn Jr.

"Não quer entrar em detalhes, mas... comunicação sempre foi uma grande coisa e precisamos estar todos na mesma pagina" disse Byrd.

Ok, agora vamos esquecer um pouco o Browner. A defesa, no geral, teve momentos interessantes e patéticos. Conseguiu, por exemplo, uma interceptação com Delvin Breaux e um touchdown com Stephone Anthony. Por outro lado, também cedeu 30 jardas em uma corrida de Cam Newton em uma quarta para uma jarda e foi presa fácil no jogo aéreo. Característica clara de uma defesa que conta com diversos jogadores jovens, que está em formação e que sofre com lesões. Nesse jogo, foi a vez de Breaux sair machucado.

"Nós temos diversos jogadores jovens que estão jogando e recebendo os snaps que precisam." disse Payton. "Mas ainda precisamos achar uma forma de vencer. Perder Breaux machucou muito. Ele sofreu uma lesão muscular. Estava jogando bem e, obviamente, já estamos sem um corner, mas é assim que as coisas são. (Brian) Dixon fez um bom trabalho em seu lugar. Existem diversos confrontos que acontecem no jogo e que são replanejados com essa mudança".

Ofensivamente, o time varia bons e maus momentos. As vezes nem parece o mesmo time. Apesar da grande quantidade de pontos, existem drives importantes onde o time faz três jogadas e sai de campo e isso é preocupante. Pelo menos foi melhor do que na ultima semana.

"Eu poderia dizer que foi melhor, mas isso não é onde precisamos estar, e isso não é onde eu sei que podemos estar" disse o QB Drew Brees. "Sei que vamos assistir os videos amanha, analisar todas as fases do jogo, olhar algumas coisas e dizer que podemos melhorar alí. Tivemos alguns turnovers importantes defensivamente, sendo que um resultou em touchdown. Vários momentos em que não deixamos o time adversário pontuar. O special team fez uma jogada imensa bloqueando um extra-point e nos levando pro intervalo com três pontos a frente. Tivemos várias coisas boas hoje, mas ainda existem diversas coisas pequenas que se você não fizer, você será batido. Tivemos drives parados ofensivos e drives longos defensivos, coisas que nós não podemos deixar que continue acontecendo se quisermos ser o tipo de time que podemos ser".

Entre as coisas boas, está o desempenho do WR Brandin Cooks. Talvez o único jogador da posição com real talento, Cooks rompeu a marca das 100 jardas e conseguiu uma big play, gerando touchdown no 4º quarto.

"Ele jogou bem hoje" disse Payton sobre Cooks. "Ele fez algumas coisas, o corner que ele enfrentou, Josh Norman, é fantastico então nós tentamos move-lo pelo campo para ficar um pouco mais livre e tivemos algum sucesso".

"Pra ser sincero, o drive vem antes disso" comentou Cooks. "Os caras fizeram as jogadas. Nós começamos a pegar o ritmo que todos nós sabemos ser o ataque do Saints. Eu estava em uma situação abençoada pelo técnico para fazer essa rota e para Drew (Brees) colocar a bola onde ele colocou. Foi um enorme momento".

"Foi uma big play" disse Brees. "Você sempre está olhando para tentar e acertar rápidos ataques como este. Toda vez que você estiver apto a uma big play como foi este, é como encher o ataque de energia. Nós estamos sempre prontos para mover a bola para o fundo do campo metodicamente e converter as terceiras descidas, mas quando você acerta uma big play como esta é muito bom".

E, para terminar, vamos falar do desempenho de Stephone Anthony. O LB draftado no primeiro round deste draft mostra, a cada dia, um potencial imenso para liderar a defesa. Ele chegou como reserva, ganhou a posição e a confiança dos treinadores para ser o responsável por passar a jogada para o restante da defesa em campo. Anthony tomou a bola de Jonathan Stewart de uma forma incrível, retornando para touchdown, e ainda recuperou o bloqueio de field goal, retornando para dois pontos. A primeira vez que essa jogada acontece na NFL, já que é uma regra nova colocada nesta temporada.



"Oh, isso foi bom, mas ainda perdemos o jogo" disse Anthony. "A principal meta é vencer o jogo, independente da sua performance e nós perdemos. Isso dói um pouco, mas vamos voltar segunda-feira e voltar ao trabalho".

E, apenas registrando, os árbitros erraram muito e atrapalharam nosso jogo. Em um dos erros, o Panthers estava na linha de 1 jarda e alinhou com 12 jogadores em campo. Sean Payton ficou furioso pedindo a falta e o Panthers pediu um tempo para evitar perder jardas. Payton desafiou os árbitros que constataram os 12 homens no huddle (que já seria falta) e alinhados, mas disseram que o técnico não pode desafiar faltas (fato) e que por isso nada aconteceria. Um erro grotesco para árbitros da NFL. 


"Prometi pra mim antes de vir pra cá que não comentaria a arbitragem" disse Payton. "Mas isso aconteceu duas vezes".

Fato é que com ou sem arbitragem, Browner ou sei la o que, a temporada já esta perdida e é momento de planejar a próxima temporada. E, apesar de perder sempre ser muito triste, tem muita coisa boa para ser retirada da partida contra o (atualmente) melhor time da NFL. Então cabeça erguida porque este é apenas o começo de um time com muito potencial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog