Questão Playoffs: Ser ou não ser otimista?

Strong Safety Kenny Vaccaro (32) em sack no quarterback Andrew Luck (12)
no terceiro quarto do jogo entre as equipes no Lucas Oil Stadium
 (Fonte: Michael De Mocker, NOLA.com)
*Por Marcelo Afonso da Silva
Um simples olhar para a tabela do New Orleans Saints para o restante da temporada pode revelar algo que parecia impensável há duas semanas.

Saindo de uma atuação desastrosa contra o Philadelphia Eagles, que deixou o time com uma lamentável campanha de uma vitória e quatro derrotas, a esperança de uma temporada de sucesso parecia impossível. Mas após duas vitórias seguidas pela primeira vez em aproximadamente um ano, o Saints parece ser uma equipe que pode crescer ao longo da temporada.

Só não espere esse tipo de pronunciamento dos jogadores.

“Com uma campanha 3-4, não temos que pensar em playoffs”, disse o safety Kenny Vaccaro na segunda-feira. “Temos que pensar em bater o New York Giants no próximo fim de semana”.

É verdade. E certamente é o melhor para todos na equipe!

Uma simples olhada na tabela que inclui somente três times com campanhas positivas na temporada ao longo dos nove jogos restantes – começando com o Giants com 4-3 no domingo no Mercedes Benz Superdome – dá algum motivo para ser otimista.

O Saints ganhou os dois últimos jogos contra Atlanta Falcons e Indianapolis Colts com grandes jogadas no time de especialistas, além de forçar seis turnovers e conseguir nove sacks com a defesa.

Dois dos três turnovers conseguidos no domingo – uma interceptação do calouro linebacker Stephone Anthony e um fumble forçado por David Hawthorne – colocaram Drew Brees e o ataque em condições imediatas de anotar pontos, como ocorreu quando o time teve a considerável vantagem de 27-0 durante um período da partida.

Um fake field goal que virou um passe de Luke McCown para Benjamin Watson também deixou o time pronto para anotar pontos e o renascido jogo corrido do time fez o restante, com Mark Ingram conseguindo corridas de 44, 35 e 20 jardas em jogadas que variaram de corridas pelas laterais e pelo meio da linha, com uma média de 10,2 jardas (14 corridas para 143 jardas no total).

Esses elementos complementares apareceram mais nos dois últimos jogos do que nos cinco primeiros.

“Nós estávamos jogando muito como perdedores”, disse o center Max Unger. “É uma daquelas coisas onde você só tem que confiar no seu plano de jogo”.

No entanto, mesmo com todos os aspectos positivos, uma mensagem do técnico Sean Payton e de sua equipe deve permanecer: “Temos que ser brutalmente honestos com ‘Hey, há algumas coisas aqui que estamos fazendo bem, e isso me deixa animado, mas aqui tem algumas coisas que temos que corrigir’”.

Entre essas coisas que precisam ser corrigidas estão as faltas, as quais no jogo passado foram 12 para 100 jardas.

“Estamos jogando melhor na defesa”, disse Vaccaro. “Estamos sendo mais oportunistas, forçando turnovers, fazendo sacks. Ao mesmo tempo, estamos deixando os adversários pontuar. Temos que parar isso. Temos que ajudar nosso ataque e tentamos manter isso como o mínimo”.

O Saints há um ano estava com campanha 3-4 após vencer o Green Bay Packers em um Sunday Night, jogando no Superdome, e foi a 4-4 quatro noites depois ao bater o Carolina Panthers jogando no campo adversário.

Cinco derrotas nos sete jogos seguintes acabaram com as chances de playoffs da equipe, tendo ainda um jogo por fazer.

Muitos jogadores insistem que o Saints de 2015 tem pouca semelhança com a equipe de 2014, um pedido apoiado pela grande alteração que o elenco sofreu durante a inter temporada. 

O restante da tabela do Saints inclui cinco jogos contra times que campanha inferior à do time, contra Tennessee Titans (1-5), Detroit Lions (1-6) e Jacksonville Jaguars (2-5) no Superdome, e Houston Texans (2-5) e Tampa Bay Buccaneers (2-4) jogando na casa dos adversários. Na tabela ainda tem os jogos fora de casa contra Washington Redskins (3-4) e também os jogos de divisão contra Carolina Panthers (6-0 – em casa) e Falcons (6-1, em Atlanta).

Com o objetivo de longo prazo de alcançar os playoffs, o Saints manterá o foco no jogo a jogo, contra o Giants e sua campanha de +10 turnovers, quesito em que o time lidera na liga.

“Nosso objetivo é ganhar jogos toda semana”, disse Unger. “Penso que se podemos fazê-lo, obviamente nossos objetivos estarão lá no final da temporada”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog