3-4: Guardem as foices



O New Orleans Saints era um time feio, sem esperança, sem talento, tropeçando em erros e cometendo falhas incríveis. Era. Pelo segundo jogo consecutivo, o Saints mostra sinais de avanço, de recuperação e de um potencial animador. Principalmente na defesa (Rob Ryan mandou um beijo). E, se não para essa temporada, surge uma esperança para as próximas.

A partida começou devagar. Os dois times não tiveram first down na primeira posse ofensiva. Quando o Saints começou a engrenar, a equipe esbarrou em duas chamadas controversas da arbitragem. Duas recepções em que a bola saiu da mão do recebedor logo após a recepção. Dois desafios de Sean Payton que manteve sua péssima média de challenges ganhos. Eu concordo com o passe incompleto para Marques Colston, mas achei absurda a marcação de passe incompleto para a recepção de Ben Watson. Alias, não apenas eu.

"A regra é clara" disse Sean Payton. "É uma questão de se colocou um ou dois pés (em campo). Observamos tudo de perto. Você tem pessoas nas cabines que vão olhar o vídeo e dizer o que fazer. Ficamos sem nenhum desafio no começo do jogo pela primeira vez em não sei quanto tempo".

Dean Blandino, vice-presidente de arbitragem da NFL explicou o caso.

"Para completar uma recepção, o recebedor deve ter o controle, os dois pés no chão e precisa se manter assim o tempo suficiente para claramente se estabilizar como um corredor. Isso cai diretamente na regra de jogador indefeso, onde dizemos que o recebedor ainda não está protegido enquanto não estiver claramente estabilizado para correr. E o que isso significa? Isso significa que ele tem capacidade de guardar a bola e se proteger do contato".

Essa sequencia de erros poderia ter custado caro, mas Sean Payton voltou a lembrar a genialidade que o transformou em um dos melhores técnicos da NFL e, quando ninguém esperava, fez um fake-FG incrível, com Luke McCown acertando um passe longo para Ben Watson, conseguindo não apenas o first down, mas parando na linha de 1 jarda.

"Sim, foi algo que o Greg (McMahon) me trouxe" disse Payton. "Nós gastamos algum tempo nisso. Olhando tudo. Sentimos como se estivesse bem consistente. Isso tem que ser na hora certa e eu sou meio ruim nessas coisas. Eu não consigo esperar pelo segundo tempo, sabe o que digo, sou muito impaciente quando vamos fazer um fake. Ironicamente, estávamos esperando o desafio, e se tivéssemos ganhado, sabe, quarta-descida, uma jarda e meia... Não teríamos feito essa jogada. Passou pela minha cabeça que se ganhássemos, iriamos para a quarta descida, senão, era a hora certa".

"Nós treinamos um pouco, mas não muito, e sabíamos que isso seria chamado" disse o TE Ben Watson. "Tivemos uma boa oportunidade de chamar a jogada e fiquei chateado que não entrei na endzone porque o grupo contava com aquele passe para touchdown".

E essa jogada foi a que mudou totalmente a partida. Claramente o Colts sentiu e ficou alguns minutos zonzo e o Saints não teve medo de bater com todas as forças. E aí vem o segundo ponto positivo: A defesa. Depois que Rob Ryan chamou a responsabilidade pelos maus jogos e disse para continuarem culpando ele, a defesa do Saints melhorou MUITO. Mais consistente, recuperando a bola, sendo agressiva, pressionando o quarterback. Era essa a defesa que Ryan tinha desenhado. E o mais importante: Com vários jogadores jovens.

"Estamos na direção certa, mas ainda estamos 3-4" disse o DE Cam Jordan. "Não é nada para ficar super excitado. Tendo uma vitória ou não, só sei que segunda-feira vou voltar ao trabalho".

Jordan conseguiu dois sacks em Andrew Luck, conseguindo seis sacks na temporada, sendo cinco
nos últimos 5 quartos. O time todo teve quatro sacks em Luck e criou três turnovers. Jordan, Hau'oli Kikaha e Kasim Edebali estão providenciando um pass rush interessante. Alem disso, o time está conseguindo entrar no campo adversário e forçando tackles for loss. Muito diferente do time que foi dominado pelo Eagles há algumas semanas.

Stephone Anthony merece um paragrafo apenas para ele. Produção consistente durante todo o jogo e uma interceptação maravilhosa que deve ter deixado Jairus Byrd orgulhoso. Leu os olhos de Andrew Luck, se posicionou, desviou a rota da bola com uma mão e a segurou em seguida. Todos sabem que ele não é um "ball hawk", mas sobrou talento nessa jogada.

Se o Front 7 vai bem, na secundária a situação ainda é instável, mas com sinais de melhora. Delvin Breaux é a grande surpresa da temporada. O Colts lançou para TY Hilton por 15 vezes, na maior parte das vezes Breaux estava nele, mas ainda assim o WR terminou com 4 recepções para 150 jardas e 2 touchdowns.

"Essa é uma coisa que não pode acontecer, mas eu confio Breaux o dia inteiro contra o TY" disse o S Kenny Vaccaro. "Quando ele estava em pé, ele não deixou as bolas chegarem".

"Ele apenas conseguiu duas boas jogadas" disse Breaux. "Não posso ceder essas bolas longas".

Um dos capitães da defesa, CB Brandon Browner saiu em defesa do companheiro. "Faz parte do jogo. Eu disse para meu companheiro, eu não conheço um DB que não cedeu alguma bola. Isso faz parte do jogo. Só devemos apoiar o companheiro".

Olhando para o ataque também vemos evoluções. O jogo corrido funcionou bem durante boa parte do jogo. Mark Ingram teve o terceiro melhor jogo de sua carreira, com 143 jardas em apenas 14 corridas. Boa parte disso graças a linha ofensiva, que contou com o retorno de alguns jogadores titulares. O T Terron Armstead e o G Tim Lelito, que não atuaram nos últimos jogos, participaram de todos os 88 snaps do ataque.

"Penso que tivemos um plano de corridas bem diverso" disse Ingram. "Nossos treinadores fizeram um bom trabalho. A linha ofensiva também teve um desempenho gigante. Não tem como chegar no backfield sem a linha ofensiva e eles fizeram um belo trabalho em segurar os caras, criar movimento para frente, criar espaços para corrermos. A partir disso, temos que fazer algum cara perder um tackle, porque eles não podem bloquear 11 jogadores. Eles fizeram um belo trabalho e merecem todo crédito".

O jogo aéreo, se não foi perfeito, também fez seu trabalho. Na hora que precisou, Marques Colston e Brandon Coleman fizeram seus trabalhos, com conversões importantes em terceiras descidas - especialmente a de Colston, que deu a vitória ao Saints.

"Oh, escute, não tem nenhuma dúvida. Quando você tem a chance de ganhar o jogo, você deseja fazer a jogada que te dê a vitória" disse o QB Drew Brees. "Não tenho nada para falar sobre Marques. Grandes jogadores fazem grandes jogadas em grandes momentos, e ele é um grande jogador. Ele sabia que era a sua vez e foi sensacional".

O desempenho só não foi melhor porque o time parou entre o terceiro e o quarto 4º. Colts chegou perto, ameaçou e fez a partida ganhar uma emoção que poderia ser evitada.

"Termine o jogo. Termine o jogo" disse Vaccaro. "Poderíamos ter ganho de 27-0".

Não, Vaccaro não está exagerando. A diferença entre os times no ultimo domingo não é demonstrada no placar. Pela segunda semana seguida o time não apenas vence, mas convence. Mostra evolução, consistência e talento. Mostra que coisas boas estão por vir.

"Sim, eu penso que a coisa que falamos durante todo o tempo é melhorar semana a semana" disse Sean Payton. "Nós vamos assistir o vídeo. O numero de faltas foi novamente alto. Não gostei de como, e parte da culpa é minha,  fizemos a sequência no fim do primeiro tempo. Nós tivemos uma chance. Tivemos um pass interference do ataque. Outra jogada, outra e turnover. Estávamos em um "two-minute drill". Fizemos algumas coisas quando já na liderança do jogo que poderíamos ter feito melhor, não apenas os jogadores, mas também os treinadores. Aqui é um lugar difícil de jogar, especialmente com o Colts vindo de outra derrota em casa. Fizemos várias coisas boas e vamos corrigir o que não deu certo".

E nesse "semana a semana", o Saints evolui. Quem pedia a cabeça de Sean Payton talvez já esteja em dúvida. Quem queria expulsar Rob Ryan de New Orleans (como, insisto, fizemos com Garry Gibbs, Steve Spagnuolo, Gregg Williams...) já guardou suas foices e apenas observa ressabiado. O Saints começa a parecer um bom time de football, com bons jogadores, com estratégia e com confiança.

Que a reconstrução do time continue neste caminho.

Que o desejo de vencer continue em um nível alto.

Que Sean Payton continue agressivo.

Assim, nós continuaremos a gritar "WhoDat" com muita força e orgulho!

#WHODAT

*Assista os melhores momentos de Saints 27x21 Colts

Comentários

Cassiano disse…
Baita melhora nas duas últimas semanas e, olhando para o restante da tabela, e concluindo que o time tende a evoluir, podemos sonhar com algo a mais.

Postagens mais visitadas deste blog