1-3: Explicando o Inexplicável
Quase como em 2009, me vi sentado novamente no chão, olhando incrédulo pra TV e sentindo a vitória escorrer pelos dedos. E quase como em 2009, simplesmente deitei rindo e sem conseguir mexer um músculo quando C.J. Spiller pegou aquela bola e quebrou o ultimo tackle. "Nós vamos vencer! Nós vamos vencer!" foi a única coisa que passava na minha cabeça enquanto ele corria. E o minuto deitado, rindo que nem um idiota, me fez lembrar o porque amo esse time.
A combinação estava perfeita. Era primetime (horário nobre da TV Americana), no Superdome, Drew Brees voltava, três jogadores titulares da defesa também estavam de volta. Enfrentávamos um time sem os principais jogadores... Tinha tudo pra dar certo. E quase não deu.
"Você recebe aquele desapontamento e tem que superar logo, ficar pronto para o cara ou coroa" disse o técnico Sean Payton sobre o FG de 30 jardas errado por Zach Hocker. "Emocionalmente, esse jogo ganha alguns degraus e você pensa em como a temporada está acontecendo e você precisa se recuperar rápido, colocar tudo no seu lugar e ficar pronto para jogar no ataque ou na defesa. Nós nos preparamos para pegar a bola e voltar com uma bigplay".
Primeiro fato: Hocker é um ÓTIMO kicker. Acertou um FG de 51 jardas com uma facilidade tremenda e vem sendo bem seguro durante toda a temporada, mas é rookie. Ele claramente sentiu a pressão de decidir um jogo em rede nacional jogando em casa. Esse momento é de dar força ao rapaz.
"Não há desculpas para isso. Tudo que eu posso dizer é que vou acertar da próxima vez" disse Hocker. "Eu estava em um grande jogo, tinha feito dois field goals e estava confiante naquele chute. Eu olhei para as laterais e queria colocar um sorriso no rosto daqueles caras. Infelizmente, acertei na trave esquerda. Foi apenas um chute ruim. Foi muito infeliz, mas eu estou muito grato de estar jogando com uma família aqui. Agradeço a esses caras por recuperar meu erro".
"Foi engraçado porque quando a bola bateu na trave esquerda, eu me disse 'Certo, bom, não é dessa forma que Deus pretendeu nossa vitória." disse Drew Brees. "Isso raramente acontece, mas eu pensei comigo 'Talvez Deus queira que o nº400 seja o que vença a partida'. E foi enorme a forma como vencemos".
Mas este "mal" veio para bem. O Saints não empolgava. Mesmo estando na frente e com Drew Brees em uma grande noite, faltava a cereja do bolo. O ataque não conseguia uma big play há muito tempo e a confiança estava no chão. E aí Drew Brees mostrou porque é o melhor quarterback da história do time.
"Assim que ouvi a chamada saindo da boca de Sean Payton, eu pensei 'É isso'. Fizemos essa jogada várias vezes antes." disse Brees. "Nós lançamos uma bola para o C.J. na rota flat quando tinha jogador do Dallas atrasado no alinhamento. Eu senti que, se marcassem ele mano-a-mano novamente, e não acontecesse nenhuma confusão, poderíamos ter uma big play. Eu apenas tentei acertar o meio do campo, acertar o C.J., e ele fez o resto".
Essa jogada causou diversos tipos de reação. Sei que algumas pessoas pularam, outras gritaram, outras acordaram o bairro inteiro. E essa big play apenas coroou um belo jogo de toda a equipe. Tanto no ataque, que abusou do braço de um Brees voltando de lesão, quanto na defesa, que mostrou rookies talentosos fazendo a diferença.
"Creio que estamos melhorando muito" disse Anthony. "Ainda somos jovens e vamos continuar evoluindo a cada semana. Pessoalmente, acho que consegui boas jogadas quando tive oportunidade. A defesa respondeu quando precisou".
Quem chamou a atenção no final da partida foi Delvin Breaux. No ultimo drive do Cowboys, quando
empataram o jogo, Brandon Weeden tentou queima-lo três vezes. Nas três, Breaux fez uma ótima marcação, evitando o touchdown do Dallas. Uma das bolas, inclusive, ele quase interceptou.
Weeden lançou para Terrance Williams por 10 vezes, mas apenas três passes foram completos. Na maioria das vezes, Breaux estava marcando o recebedor. Em uma das catchs, que foi para touchdown, quem o marcava era Brandon Browner. Mas ainda há algo que machuca muito a defesa: As Faltas. Os árbitros marcaram uma falta de Browner por holding, uma do Keenan Lewis por uso ilegal das mãos, Demian Swann cometeu um face mask babaca e Breaux fez um pass interference na endzone.
Além do touchdown, Browner também cedeu um passe de 67 jardas para Brice Butler. Ele não está bem. Jogo após jogo está sendo queimado sem oferecer resistência. Provavelmente, assim que Lewis estiver 100%, Browner ficará mais tempo no banco de reservas.
Mas voltemos as coisas boas. Drew Brees teve números maravilhosos. 359 jardas e dois touchdowns. Lançou para nove recebedores diferentes. Tudo isso voltando de lesão.
"Eu me sinto bem" disse Brees sobre o problema no ombro. "Me sinto bem o suficiente para fazer o trabalho bem feito".
A linha ofensiva fez seu trabalho durante boa parte do jogo. T Zach Strief cedeu algumas pressões ao Cowboys, mas depois da metade da partida o time se reencontrou.O playbook também voltou a mostrar diversas opções de jogadas. O jogo corrido também teve seu desempenho, com mais de 100 jardas somadas pelos 3 running backs. No special team, Marcos Murphy continua mostrando talento e dando boas posições de campo para o ataque. Já o P Thomas Morstead sentiu uma lesão na perna e acabou deixando o campo. A surpresa foi o K Zach Hocker chutando punt e colocando a bola dentro das primeiras 20 jardas do Cowboys.
Agora, a expectativa é saber o quanto essa vitória vai mudar o rumo do time na temporada. Todos sabem que, principalmente pela quantidade de jogadores jovens, uma vitória como essa enche a equipe de moral e confiança. Isso pode servir de combustível para desempenhos melhores e, consequentemente, outras vitórias.
Mas, de tudo que aconteceu ontem, a melhor parte é poder falar que "nós não somos o pior time da liga". Que essa paixão continue, que o talento se multiplique e que, como disse o torcedor Ivo Dias na página do Saints Brasil no facebook, o Hocker não erre mais um FG de 30 jardas.
Comentários
The Saints are returning Guys!!!