Pra que tanta preocupação?

Olá!

Posso ser um dos mais fanáticos torcedores do Saints e admito que algumas vezes tal fanatismo me cega, só que as vezes não entendo o pessimismo e a forma como o time está sendo analisado para a temporada regular.

No fim da temporada passada era consenso que algo precisava ser feito. Era um time sem alma, sem vibração, sem genialidade, frio, apático... Muitos falavam em trocar tudo. Alguns queriam até a troca do Drew Brees! Eu sempre fui a favor de reformular, mas sem ser tão radical. De qualquer forma, Sean Payton e Mickey Loomis fizeram isso.

Não mandamos o Brees embora, mas trocamos o Jimmy Graham por um first round e um center que será titular. Mandamos o Kenny Stills (WR talentoso) por outra escolha de 4ª rodada e um LB. Cortamos MLB Curtis Lofton. Acabamos com aquele monte de amebas da secundária (tchau Robinson e White). Mandamos o garoto problema Junior Gallete embora. Resumindo: Fizemos a tal reformulação que todos pediam. E agora ninguém bota fé no time.

Vamos para alguns dados:
  • 51% do elenco foi draftado pela equipe ou assinou como free agent não draftado;
  • O time tem 19 jogadores draftados no elenco de 53 atletas (35,9%).  Outros oito jogadores (15,1%) assinaram sem ser draftados e continuam na equipe.
  • Esse grupo de jogadores draftados, inclui Marques Colston, Zach Strief e Jahri Evans, que são os jogadores que estão há mais tempo na equipe; 
  • Por outro lado, apenas Akiem Hicks continua da classe de 2012 e apenas Brandin Cooks ficou da classe de 2014;
  • 7 dos 17 jogadores que chegaram como Free Agent assinaram contratos longos, de vários milhões de dólares;
  • Fullback Austin Johnson, OL Senio Kelemete e WRs Bradon Coleman e Willie Snead IV vieram do pratice squad;
  • O S Rafael Bush, que será o titular com a lesão de Jairus Byrd, foi buscado no Denver Broncos em 2012, quando provou ser um jogador sólido.
Tudo isso mostra que somos um time novo e que não tem como saber o que podemos render. Nem para positivo, nem para negativo. Alias, as noticias que chegam de NOLA é que Kikaha mostra muito talento, que Vaccaro está voando, que Anthony bate forte e é constante, que Drew Brees e Brandin Cooks mostram entrosamento, que Marcus Murphy é uma enorme surpresa...

"Ah, mas terminamos 0-4 a pré-temporada". E DAÍ? Quem liga para pré temporada? Ter record positivo nela é tão importante quanto usar meias para jogar Madden. Em 2006, quando perdemos no NFC Championship Game para o Chicago Bears, o time terminou a pré-temporada 1-3. Em 2007, terminamos 3-1 e sequer chegamos aos Playoffs.

Falando em 2006, contarei uma história legal: Nos três ultimos jogos da pré-temporada, o Saints
somava o placar de 30-67 contra os adversários. Quando perdeu para o Cowboys por 30-7, o então técnico do time de Dallas, Bill Parcells, cumprimentou Sean Payton e disse: "Você tem apenas um bom jogador e se chama Marques Colston". As casas de apostas achavam mais fácil pintar a Casa Branca de azul do que o Saints conseguir algo melhor que um 3-13 na temporada. Em Vegas, até a aposta 1-15 pagava pouco. E, de repente, algo mágico aconteceu.

O time estreiou na temporada regular em Cleveland, contra o Browns. Payton fazia sua estreia como técnico e o time tinha 13 novos titulares em um elenco que possuía 30 jogadores novos. O quarterback, um tal de Drew Brees, não tinha lançado sequer UM touchdown na pré temporada. Resultado? Vencemos por 19-14. E vencemos sem touchdown do Brees e sim com uma bela corrida do Reggie Bush.

Dois meses e meio depois, Payton reencontrou Parcells em um Sunday Night Football. Resultado? 42-17 para o Saints, fora o baile. (Links para assistir o jogo aqui e aqui).

Em 2007, o Detroit Lions ganhou os 4 jogos da temporada e terminou 0-16 a temporada regular. Sim, eles perderam TODOS os jogos!

Isso tudo só pra reforçar a tese de que pré-temporada não significa nada. O técnico Sean Payton optou por poupar seus principais jogadores para evitar lesões. Ninguém queria ter problemas como o do Green Bay, com Jordy Nelson, ou Ravens com o S Matt Elam. Drew Brees jogou APENAS quatro
séries ofensivas e pontuou em todas elas. Payton e companhia optaram por observar outros jogadores ao invés de tentar vitórias onde não vale nada.

"Tem sido diferente", disse Payton. "Estamos fazendo tudo diferente do que fizemos antes. E, no entanto, olha, é uma lista diferente agora. Nós temos caras muito mais experientes. O que tentamos olhar de perto foi apenas a quantidade de snaps que cada um jogaria. Eles não precisavam de muito. Alguns caras não precisavam de muitos snaps e tivemos algumas saídas precoces na defesa também. Isso tudo é apenas uma questão de abordagem".

Uma abordagem de quem sabe que depende de alguns jogadores. De quem sabe que precisa do elenco inteiro saudável. De quem sofreu muito com lesões na ultima temporada.

"Penso que sempre existe esse medo. Ele esta presente em todos os anos que estive treinando nesta liga" disse Payton. "Eu penso que você precisa levar em conta o que está vendo. Mais importante, nos snaps que nossos veteranos participaram - estamos falando de Zach ou Drew - vemos muito trabalho. Eu vejo isso nos treinos. Vejo que estão em forma. Nós estamos tentando ser espertos sobre quem está jogando. Isso nunca é fácil".

E o Saints está preparado para a temporada regular? Bradin Cooks diz que sim.

"Nós estamos prontos. Ainda temos algumas coisas pra acertar, mas estamos todos excitados para chegar logo o primeiro jogo e mostrar o porque estamos prontos pra botar pra quebrar".

E o mais importante: O Vestiário está melhor. Era claro os problemas no vestiário na ultima temporada. Jogadores brigando com ídolos do passado e desentrosados em campo. Este é o melhor sintoma de que as coisas estão melhores. Quem convive com o time, diz que é possível sentir o time animado, empolgado e concentrado para a primeira semana.

"Eu diria que este é um dos jogos mais intensos do ano" diz o tackle Zach Strief. "Estamos animados, e, obviamente, começando a temporada com uma vitória tudo fica muito mais fácil, especialmente fora de casa, contra um time muito bom como o Cardinals. Ao mesmo tempo, este jogo não é o fim caso não ganhemos. Nós estamos focados neste jogo porque é o primeiro".

Dito tudo isso, é natural que exista certo receio, mas podemos ficar otimistas. Drew Brees está de volta, o time melhorou bastante em qualidade técnica e parece cheio de vontade de trabalhar, estudar e vencer. Cabeça erguida, camisa do Saints no peito e muita força positiva no domingo, as 17h (horário de brasília). Tudo vai dar certo!

WhoDat!

Comentários

AndréOliveira disse…
Primeiramente parabéns pelo texto!

Em segundo para um time em processo de renovação, pelo menos o time titular, foi muito bem na pré-temporada. O rookies parecem que vão dar trabalho para os adversários. Principalmente o Anthony e o Kikaha.

Mesmo envolto do pessimismo que os especialistas passam eu acho que esse temos totais chances de ir para pós-temporada.

Who Dat
Cassiano disse…
Parabéns pelo blog, já acompanho faz um bom tempo hahah

Também acho que podemos ser otimistas pra essa temporada. E temos time pra ganhar a divisão!!

Abraço
Anônimo disse…
Muito obrigado Cassiano!! Sempre que puder, comente! Isso nos motiva muito a continuar o trabalho!

Abraçao!
Anônimo disse…
Penso a mesma coisa, André! É um time de desconhecidos, mas vai dar trabalho. Nao somos galinha morta!!

WhoDat!
Unknown disse…
Muito bom e animador o texto! O blog é sensacional, importante recebermos noticias do nosso amado Saints por meio de compatriotas. Parabéns e obrigado!!!! Who dat!!!

Seria bacana se houvesse podcasts no blog, mas sei que é complicado ter tempo de fazê-los as vezes, mas os textos já dão show de bola oval. hehe ^^
Unknown disse…
Meu sentimento é mais de curiosidade do que pessimismo, acho que a franquia fez as mudanças que eram necessárias para buscar o algo a mais que faltou na última temporada, o time que entrará em campo contra os Cardinals, em muitos aspectos, é um incógnita e vejo isso com bons olhos.

O ataque vai ser produtivo, vejo muita confiança do Payton nos recebedores pois fechou o roster com só 4 WRs e 2 TE: Cooks tá voando, Snead foi uma grata surpresa na pré-temporada, Colston é sólido e experiente, Coleman tem um potencial físico absurdo para ser um WR dominante. Hill e Watson devem se refezar na substituição do Graham: Watson nas jogadas que necessitem de bloqueio e Hill como ameaça na red zone.

Na pré temporada já deu para notar que além de correr o corpo de RBs também está pronto para receber passes no slot. Ingram, Robinson, Spiller (quando voltar) e o rápido Marcus Murphy formam uma unidade muito promissora.

Na verdade o mais preocupante no ataque é a OL. Na última temporada não foi nada bem, Drew Brees se viu em apuros de forma constante. A chegada de Max Unger, o draft de Andrus Peat (mesmo que num primeiro momento só entre na rotação) demonstra a preocupação de proteger melhor o quarterback. Uma OL sólida é a chave para o sucesso de qualquer ataque, vide o que a dos Cowboys fizeram pelo time na última temporada.

A defesa está totalmente mudada, pelo que os treinamentos demonstraram vai mudar para uma base 4-3. Sem Galetão vamos ver se Kikaha pode ser a mesma máquina de sacks que foi na universidade e se Stephone Anthony vai ser o linebacker que pode melhorar a nossa péssima defesa contra o jogo corrido. A secundária, pelo menos no papel e com todos os jogadores saudáveis, tem tudo para mudar da água para o vinho. Só de não contar mais com os péssimos Corey White e Patrick Robinson já é algo muito melhor do que foi ano passado.

Enfim, pode até ser que todas as mudanças não tenham o efeito esperado mas tenho certeza que, ao menos, teremos uma equipe muito mais comprometida.

Geux Saints!!!
Vanessa Thiago disse…
Sou fanática pelo Saints há quase seis anos. Um dos melhores momentos de minha vida foi assistir, no ano passado, o primeiro jogo da temporada do Saints em casa. A vibração na entrada do campo era inacreditável.
Começar uma temporada com pessimismo é tentar justificar qualquer resultado ruim que vier. Eu acredito. Temos um time bom, em processo de renovação e não acho que "previsão do futuro" ganhe o título da NFL.

Postagens mais visitadas deste blog