A má fase do Saints

*por OOB Solutions
Com a derrota para os Ravens, na noite desta segunda, os Saints chegaram à terceira derrota seguida em casa. Esta é a terceira vez na história que isso acontece. As outras duas foram em 1967 e 1997. Apesar da sequência de derrotas e dos 4-7 na temporada, os Saints ainda lideram a NFC South, ao lado dos Falcons.

E por que os Saints, que sempre foram tão bem em New Orleans e vinham invictos até então, entrou nessa sequência de derrotas no Superdome?

A resposta talvez esteja na ineficiência quando chegam na red zone. Na derrota de segunda-feira para os Ravens, por exemplo, logo no primeiro drive os Saints chegaram rapidamente à linha de 2 jardas do campo de ataque. Dois tackles na linha de scremage, uma saída falsa, uma corrida de 5 jardas de Brees e uma tentativa de quarta decida tackleada atrás da linha de scremage pelos ótimos Suggs e Ngata. Nada feito. Chegaram à linha de 1 jarda do campo de ataque e saíram zerados. E isso pesa muito na sequência do jogo, tanto no placar, é claro, quanto emocionalmente.

Contra os Bengals, na segunda derrota desta série, a mesma coisa. Os Saints chegaram 3 vezes na red zone, mas marcaram o TD em apenas uma delas. Já contra os 49ers, tiveram um aproveitamento de 100% na red zone (2/2), mas, naquele dia, foram os turnovers que prejudicaram a equipe de New Orleans - dois fumbles e uma interceptação.

Interceptações, aliás, que têm sido um dos carmas de Drew Brees na temporada. O QB dos Saints tem tido bom aproveitamento nos passes com 72,2% de passes completados em Novembro e média de 7,2 jardas por passe, com 7 TDs durante o mês, sendo 3 só na última derrota para os Ravens. Porém, as 3 interceptações lançadas em Novembro foram fatores essenciais nas derrotas.

Contra os Ravens, por exemplo, o jogo estava empatado em 17-17 faltando 5 minutos para o fim do terceiro quarto, quando Brees forçou um passe para Graham, que foi interceptado por Tucker e retornado para touchdown. Ali, os Ravens viravam o placar e chegariam com muito mais moral no último quarto da partida, o que os levaria à vitória.

Apesar do mau momento, as casas de apostas ainda colocam os Saints como favoritos para vencerem a NFC South. O confronto direto contra os Falcons, pela penúltima rodada, deve definir o campeão da divisão. Até lá, muita coisa deve acontecer em New Orleans, que tem time para voltar aos trilhos e fazer partidas muito melhores do que as que fizeram durante as últimas três semanas.

Para voltarem aos trilhos, terão de corrigir a ineficiência na red zone e começar a proteger melhor a bola, tanto nos lançamentos do Brees, quanto proteger dos fumbles. Marcando mais TDs quando chegam na cara do gol e diminuindo os turnovers, os Saints têm tudo para voltar às vitórias e conseguirem a classificação para os playoffs.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog