Análise - Semana 16 - New Orleans Saints at Carolina Panthers


Na semana 16 da temporada 2013-2014 da NFL, o New Orleans Saints (10-4) foi até Carolina encarar os Panthers (10-4) com a chance de garantir a divisão. O que se segue é o resumo dos principais lances da partida e uma análise da atuação do time.





Carolina tem a primeira posse e, para manter uma tradição que vem desde o inicio da temporada, o Saints começa com erros gritantes. Vaccaro comete uma falta de tackle pelo colarinho em uma corrida já manjada pela esquerda e dá 15 jardas de presente para os Panthers. Jogada que é seguida de um passe para o sempre perigoso Steve Smith para 44 jardas. Carolina só não marcou porque, em um passe de 5 jardas completamente torto de Cam Newton, a bola bate na mão do WR Ted Ginn Jr e cai no colo do Safety Malcom Jenkins, que faz a interceptação.

Saints recebe a bola e Brees vai avançando pelo campo com pequenos passes, limitado pela excelente cobertura dos Panthers até o momento.O drive termina com um sack em cima do QB de Nova Orleans que nos coloca numa situação de terceira para 16, que não é convertida. Primeira posse muito mal aproveitada pelo Saints.

Posse volta para os Panthers, que não passam do three-and-out e são forçados ao punt. Steve Smith sai de campo mancando.

Saints consegue um bom avanço até a linha de 28 jardas do campo de ataque, porém caem em uma terceira descida na qual Brees toma um sack de 11 jardas, o que tira a possibilidade de FG. Nova posse para Carolina com Brees já sackado 2 vezes.

Tempo no campo. Kenny Vaccaro caído no gramado com dores no tornozelo.

Na posse de Carolina, Curtis Lofton consegue um sack crucial em uma terceira para 2 e segura os Panthers ao three-and-out.

Após uma corrida de 9 jardas de Ingram, alguns passes curtos e uma falta por saída falsa, Brees conecta com Colston para 33 jardas e chega na linha de 23 jardas de Carolina. Brees sofre o terceiro sack e Saints ficam em uma terceira para 17. Brees consegue algumas jardas com Colston e o novo kicker Shayne Graham entra para acertar seu primeiro FG na temporada. Saints 3 x 0 Panthers

Numa decisão espetacular,Saints tenta o Onside Kick. Morstead executa sublimemente e o time consegue a posse e cala a torcida de Carolina.

Mark Ingram consegue enorme corrida para 34 jardas e deixa o Saints à 8 jardas do touchdown. Saints não consegue a conversão e é obrigado a chutar o Field Goal. Saints 6 x 0 Panthers.

Vaccaro sai com suspeita de fratura do tornozelo esquerdo. Provavelmente é o fim da temporada para o excelente Safety. Péssima notícia para o Saints.

Defesa força mais um three-and-out em cima do ataque dos Panthers e a bola volta para o Saints.

Brees continua com a cabeça fora do jogo. Tentando passes para recebedores em coberturas duplas e triplas e completando muitas vezes passes laterais atrás da linha de scrimmage para jardas negativas.. Saints não consegue a primeira descida e chuta mais um punt.

Bola volta para Carolina e a história do jogo se repete. Defesa do Saints aparece e não permite a primeira descida. Mais um punt.

Saints recebe a bola e, após 2 jogadas sem ganho, Brees é interceptado. Carolina recupera a bola e, na primeira tentativa de corrida, Deangelo Williams consegue 43 jardas e faz o touchdown. Saints 6 x 7 Panthers

Saints recebe a bola para provavelmente sua última campanha na primeira metade do jogo. Brees continua mal, lançando passes perigosos e curtos. Saints consegue bom avanço com falta de interferência de passe mas logo em seguida sofre um sack colocando o time em uma segunda para 19. Saints não consegue a primeira descida e vai devolver a bola para Carolina com 34 segundos restantes para o Halftime.
Panthers preferem ajoelhar.


Half Time

Saints começa o terceiro quarto com corridas e passes curtos para tentar evitar a enorme pressão de Carolina. Após chegar à linha de 30 jardas do campo de Carolina a campanha acaba. Zach Strief toma uma falta pessoal de 15 jardas (que na opinião minha e dos comentaristas da partida não aconteceu) e depois Brees, pressionado, joga a bola fora. Saints tenta mais um Field Goal em uma quarta para 12. Sean Payton chama uma jogada na qual Luke McCown (QB reserva que estava como holder para o FG) se move para a posição de QB e recebe a bola. Tenta um passe fundo para Graham mas é inompleto. PÉSSIMA chamada do Head Coach de Nova Orleans.

Carolina recebe a bola e consegue seguidas jogadas grandes. Ted Ginn recebe passe de 29 jardas e coloca os Panthers na porta da red zone. Junior Galette consegue sack em terceira descida decisiva e segura Carolina ao Field Goal. Saints 6 x 10 Panthers

Começa um temporal em Carolina. Muita chuva e muito vento.

Como era de se imaginar, Saints usa só jogadas de corrida após o começo da chuva e não consegue muita coisa. Após algumas tentativas o time para em uma terceira para 10. Brees tenta o passe e é interceptado.Bola volta para Carolina na metade do campo.

Defesa do Saints aparece bem novamente e força o punt de Carolina. Bola cai na linha de duas jardas e Brees vai começar em péssima situação, de costas para a endzone.

Saints não consegue a primeira descida, mas, ao se formar para receber o punt, Carolina comete uma falta que da uma primeira descida para o Saints.

Para de chover mas as chamadas ruins de Payton continuam. O treinador chama um triple reverse, que pelo menos  desde 2006 nunca funcionou para o Saints, e perde jardas. Depois Brees tenta outro passe atrás da linha de scrimmage e perde mais jardas ainda. Saints desperdiça a chance de chegar junto no placar com o fim da chuva e devolve a bola para Carolina.

Mais um punt, three-and-out de Carolina. Saints bola.

Saints começa na linha de 2 jardas e, após uma corrida com ganho de 3 jardas, Brees conecta um passe médio para Graham, que sai do marcador e ganha  46 jardas. O calouro RB Khiry Robinson ganha duas tentativas de corrida e conquista mais uma primeira descida. Brees conecta com Graham para 10 jardas após as corridas e coloca o Saints à duas jardas da red zone.

Momento do Saints. Pierre Thomas recebe um passe para mais de 10 jardas e consegue mais 5 em uma corrida. Saints fica à 5 jardas do Touchdown. Após duas corridas sem ganho, O Saints chega à terceira descida mais crucial da temporada. Brees passa alto e Graham vai ao terceiro andar pra pegar o passe pra Touchdown. Saints 13 x 10 Panthers.

Panthers recebe a bola faltando 6 minutos para o fim do jogo. Defesa do Saints continua quase impecável força mais um punt. Saints recebe faltando 5 minutos para o fim do jogo.

Saints consegue tirar somente um minuto do relógio após um three-and-out  com direito à sack na terceira descida. Linha ofensiva do Saints jogando muito mal.

Carolina recebe, Aquien Hicks consegue o quarto sack da defesa do Saints na partida e coloca o Panthers longe da primeira descida. Three and out e punt de Carolina.

Saints vai receber a bola com 2 minutos no relógio e liderando por 3 pontos em um dos finais de jogos mais emocionante da temporada.

O time de Nova Orleans tenta 3 corridas sem ganho. Panthers usa seus dois últimos timeouts nesse drive e Carolina vai receber a bola com pouco menos de 1 minuto no relógio para tentar pelo menos o FG.

Cam Newton tira um passe de 37 jardas da manga já coloca o Panthers em condição de Field Goal. Cam Newton completa mais um passe de dez jardas e o Panthers está na red zone com 30 segundos restando. Rob Ryan chama uma blitz de quase toda a defesa e os recebedores dos Panthers ficam no mano-a-mano. Newton acerta o passe para o Touchdown e leva a partida. Saints 13 x 17 Panthers.

FIM DE JOGO

Se no primeiro jogo deu quase tudo certo, nessa revanche ocorreu exatamente o contrário . Como aconteceu contra os Patriots, o Panthers conseguiu uma vitória nos últimos momentos de uma partida feia, com muitos erros e com dois ataques desempenhando bem abaixo do que se viu nas semanas anteriores. A defesa preta e dourada, que vinha se mostrando extremamente eficiente em conter o ataque de Carolina, falhou no exato momento em que não poderia e cedeu 65 jardas de passe em 4 tentativas de Cam Newton, o que resultou no touchdown faltando 28 segundos para o final do jogo e a consequente vitória do time de Carolina.

Aponto como destaques negativos a linha ofensiva, que permitiu que Brees fosse "sackado" 6 vezes e também foi muito mal abrindo espaço para corridas, também o próprio Quarterback de Nova Orleans, que tentou uma quantidade grande de passes para perda de jardas (passes curtíssimos ou ainda atrás da linha de scrimmage, quando haviam outras opções no campo) e também uma quantidade grande de passes para recebedores em cobertura dupla ou até tripla o que resultou nas duas interceptações. Claro que a pressão da linha defensiva e a excelente cobertura da secundária de Carolina contribuem para o péssimo desempenho, mas Brees visivelmente jogou bem abaixo do que pode e não foi o jogador decisivo que recebe a fortuna para ser.

Com a derrota, o Saints perde a chance de conquistar a divisão e garantir a segunda "seed"  (segunda posição na conferência, o que garante ao time entrar já no jogo de Divisional Playoffs e, portanto, ter uma semana a mais de descanso, além de dar ao time o privilégio de jogar em casa contra todos os times classificados em posições piores). Isso fere bastante nossas chances de Superbowl dada a tremenda incompetência demonstrada ao longo da temporada ao jogar fora do Dome e o fato que possivelmente faremos todos os jogos fora de casa.

Na última semana da temporada, o Saints recebe o Bucaneers. Caso nenhuma tragédia aconteça, é uma vitória fácil. Ainda é possível a conquista da divisão caso o Panthers perca no Georgia Dome para o fraquíssimo e já eliminado Falcons, porém é uma chance minúscula.

Forte abraço à todos e....rumo aos playoffs(?)


Fiquem ligados no blog nessa semana para um post sobre a situação do time na pós temporada (jogadores em fim de contrato, salary CAP, etc)

Comentários

Rony alan disse…
New orleans saints pediu para perde a divisão.Eu até entendo essa derrota para o panthers. Mas jamais poderíamos Perde para o jets ou para o rams, inaceitável essas derrotas que acabou nos custando essa divisão.
Unknown disse…
Não entendo o time parece outro jogando fora de casa, isso é um tanto decepcionante...

Postagens mais visitadas deste blog