Análise - Semana 14 - Carolina Panthers at New Orleans Saints


Pela décima quarta semana da temporada 2013-2014 da NFL, o New Orleans Saints recebeu o Carolina Panthers para uma partida determinante na briga pela divisão sul da Conferência Nacional, dado que ambos entraram na partida com um record de 9 vitórias e 3 derrotas. O que segue é o relato dos principais lances do jogo e uma análise da partida.




Como no jogo anterior, a defesa do Saints sofre muito com um QB "Scrambler" como é Cam Newton. Com 25 jardas corridas e 26 passadas no primeiro drive, o QB de Carolina conduz os Pathers ao Field Goal. Saints 0 x 3 Panthers.

Na primeira campanha de ataque do Saints, a defesa do Panthers aparece e força o three-and-out. Ted Gin Jr. retorna o punt 32 jardas e é tackleado com falta pelo o último homem que era o nosso punter, Thomas Morstead. Somam-se 15 jardas da falta à jogada e Carolina já está na porta da red zone de novo.

Defesa do Saints repete a atuação da campanha anterior e segura os Panthers na red zone para o Field 
Goal.  Saints 0 x 6 Panthers

Vale-se destacar o tempo que os Panthers estão mantendo os Saints fora de campo. Dos 13 minutos do primeiro quarto, o time de Nova Orleans teve a bola em menos de 2, em sua única campanha até agora.

Saints não consegue avanços em suas duas primeiras descidas e se vê em uma situação de 3ª para 9. Brees conecta um lindo passe para Marques Colston para 21 jardas e, na jogada seguinte, Darren Sproles escapa para uma corrida de 38 jardas. Fim do primeiro quarto com Saints na Red Zone.

Segundo quarto começa com pequenos avanços pela red zone de Carolina até o inevitável acontecer. Brees mostra calma, recebe uma excelente proteção da linha ofensiva e conecta com Colston para um TD de 6 jardas. Saints 7 x 6 Panthers.

DeAngelo Williams castiga o Saints com 4 jardas de média por tentativa até o momento e os Panthers vão avançando lentamente pelo campo até a linha de 50 jardas, quando a defesa de New Orleans força o punt. A impressão que fica é a falta de jogadas decisivas pela defesa dos Saints. Até agora, o time de Carolina foi empihando jardas sem muito esforço ou brilhantismo. Bola Saints.

Campanha do Saints começa com um passe de 13 jardas para Marques Colston, muito bem até o momento. Brees segue EXCELENTE no drive, distribuindo passes (5 recebedores diferentes) e continuando a receber excelente proteção da linha ofensiva (que tinha ido muito mal contra Seattle). O time chega à linha de 4 jardas e o Guard Ben Grubbs comete o décimo nono penalty de Holding do time (empatado como segunda maior marca na liga). O Saints volta à linha de 14 jardas e, após um screen pass que não deu certo, Brees conecta para Colston para 15 jardas e o Touchdown. Saints 14 x 6 Panthers.

Além do TD, o Saints controlou muito bem o relógio e devolve a bola para Carolina com pouco mais de 2 minutos para o half time.

Defesa do Saints cruel na campanha, força o three and out com direito ao sack de número 10.5 do DE Cameron Jordan. Bola ainda volta para Drew Brees, que terá 2 minutos para tentar pontuar.

Brees completa grande passe com Moore para 21 jardas, Saints entra no Two-Minute-Warning com a bola nas 40 jardas de seu próprio campo.

Saints volta a campo com uma sucessão de jogadas grandes. Passe para Colston, 19 Jardas; Screen Pass para Sproles, mais 20 jardas; passe para Morre, mais 11 jardas e, após um sack e um pedido de tempo de Brees, Touchdown New Orleans Saints, Jimmy Graham. Saints 21 x 6 Panthers.

Posse ainda volta para Carolina com 20 segundos, mas não da em nada. Halftime com Saints sobrando em campo. Destaque para Marques Colston com 2 TDs e 74 jardas.

Half Time

Saints volta com a posse na segunda metade do jogo, porém sofre o three-and-out. Carolina recebe e chega ao campo do Saints em poucas jogadas porém, em um lindo tackle do Safety Kenny Vaccaro, o Panthers é forçado á chutar um FG de 49 jardas, que perde.

Terceira descida? Nenhum problema. Brees consegue sua segunda primeira descida após receber a bola do FG perdido por Carolina, ambas conquistadas após situações e terceiras descidas.

Drew Brees e Marques Colston sensacionais nesse jogo. Brees completa passe de 10 jardas para  o WR e deixa o Saints na linha de uma jarda. Porém o time de Nova Orleans vacila e não consegue o TD. Garret 
Hartley chuta o FG e converte. Saints 24 x 6 Panthers

Panthers recebe a bola mas hoje é um daqueles dias em que o Saints é simplesmente imbatível. Após algumas jogadas e um ganho de 15 jardas, Carolina entra em uma terceira descida e Junior "Galetão" Galette consegue um sack que empurra os Panthers 10 jardas para trás. São forçados a chutar o punt que dá a posse para Brees na linha de 40 jardas de seu próprio campo.

Defesa dos Panthers aparece novamente e força o punt.Terceiro quarto morno até esse momento.

Quarto quarto começa e Panthers conseguem avançar até a linha de 30 jardas do próprio campo sendo parados e obrigados a chutar um punt pelo segundo sack de Cameron Jordan. Defesa do Saints inspirada, com o Cornerback Corey White tendo uma de suas melhores atuações da temporada.

Saints recebe a bola e avança com grandes passes de Drew Brees. O QB se torna o quinto da história a alcançar as 50.000 jardas e o que precisou de menos jogos para fazê-lo. Drive termina com o quarto passe de TD do genial quarterback para Jimmy Graham. Saints 31 x 6 Panthers.

Panthers recebe a bola e consegue chegar à linha de 18 jardas do campo dos Saints, encarando uma defesa já um pouco menos intensa pela distância no placar. Após dois passes incompletos (méritos para Vaccaro e Lewis), Galete cconsegue seu terceiro sack e força uma quarta para 17. Panthers incrivelmente tenta e consegue o Touchdown. Saints 31 x 13 Panthers faltando 5 minutos para o fim do jogo.

Saints recupera o Onside Kick tentado por Carolina. Um fumble de Brees (recuperado pelo Saints) e uma falta de atraso de jogo colocam o Saints em uma terceira para 24. Brees não consegue o passe e Saints vai para o punt. Carolina recupera mas não consegue fazer nada com a bola, devolve mais uma vez a posse para o Saints. Brees ajoelha e o jogo termina.

FIM DE JOGO  - SAINTS 31 x 14 PANTHERS

Análise

A noite foi uma na qual o Saints estava naquela forma que todos os seus torcedores querem ver, simplesmente dominante.

A única etapa levemente preocupante do jogo foi o início, com Carolina pontuando em suas duas primeiras posses e permitindo somente 4 minutos de posse ao Saints. Um problema  porém, que aparece justamente nesse início, é a nossa dificuldade defendendo contra um quarterback que pode também correr com a bola.

Assim como contra Russell Wilson (QB dos Seahawks),  a defesa de Nova Orleans penou nesse primeiro quarto contra Cam Newton, que nas duas primeiras campanhas correu para 25 jardas.Como Carolina não conseguiu converter suas duas primeiras chegadas à red zone em Touchdowns (o que deixaria o placar em 14 x 0 no início do jogo), a partida não ficou fora de alcance e Brees, em noite inspirada tornou o jogo fácil. O distanciamento do Saints no placar obrigou o Panthers a priorizar somente o jogo de passes no desespero de tentar acompanhar.

O problema está em se imaginar um cenário justamente no qual Brees não está em uma noite tão boa (como aconteceu contra Seattle). Cam Newton poderia continuar a conduzir seu time com calma, utilizando mais o jogo corrido tanto dos seus RBs como dele próprio e controlar o Saints como fez o time dos Seahawks. Falta, na minha opinião, mais "decisividade"  para a defesa dos Saints. Conseguir jogadas de impacto não só quando o jogo já está ganho, mas quando está equilibrado também.

Suposições a parte, o jogo foi fácil. A linha defensiva jogou muito bem (com 3 sacks de Galette e 2 de Cameron Jordan) e a secundária melhor ainda. Vaccaro continua mostrando potencial para ser um dos melhores Safeties da liga, marcando muito bem um WR do calibre de Steve Smith e fazendo tackles essenciais ao longo da partida. Destaque também para o cornerback  Corey White, que teve excelente partida.

Ataque foi quase perfeito. Brees e Colston foram magistrais e mostraram a sintonia que têm um com o outro desde 2006. Linha ofensiva também foi muito bem protegendo contra o passe. O que deixou um pouco a desejar a baixa produção do jogo corrido, com apenas 69 jardas (apesar de uma boa média de 4 jardas por tentativa).

Semana que vem vamos à Saint Louis encarar o fraco Rams. Teoricamente um jogo fácil, porém o Saints vem tendo dificuldade fora de casa. Vamos aguardar.


Um forte abraço à todos. Rumo aos Playoffs

Comentários

Cassiano disse…
Temos que mostrar alguma força fora de casa tbm!!! GO SAINTS.
@JE_GALO disse…
Excelente comentário. Inclusive essa nossa dificuldade de marcar QB corredor.
Uma dúvida: batemos ou não o recorde de barulho em estádio fechado?
abs
@JE_GALO disse…
Eu mesmo respondo: Infelizmente, não... http://www.theneworleansadvocate.com/sports/7801894-171/no-world-record-but-dome

Postagens mais visitadas deste blog