Análise - Semana 10 - Dallas Cowboys at New Orleans Saints



Como oponentes na décima semana da temporada 2013/2014 da NFL, o New Orleans Saints recebeu o Dallas Cowboys no Superdome para o Sunday Night Football. Segue o resumo do que foi o jogo.




Os jogadores ofensivos Darren Sproles (RB) e Marques Colstom (WR) retornam à rotação ofensiva depois de não poderem atuar no jogo anterior contra os Jets (Sproles havia tido uma concussão no início do jogo e Colstom não foi à campo).  O Saints sofreu muito com drops por falta de dois dos recebedores mais seguros do time, e a presença de ambos no jogo foi uma excelente notícia para os torcedores do time de Nova Orleans.


Após uma posse de bola para cada time, Darren Sproles não agarrou um Punt chutado pelos Cowboys (por volta dos 8 minutos do primeiro quarto) e o lance resultou no jogador de Special Teams de Dallas, Dwayne Harris, recuperando a bola e deixando os Cowboys na porta da Red Zone. A defesa dos Saints consegue forçar o "three-and-out" (uma posse na qual o ataque não consegue uma primeira descida) de Dallas, que chutam um Field Goal e deixam a peleja 3-0 Cowboys.

O Saints responde imediatamente com uma campanha bem equilibrada (5 passes e 4 corridas) de 80 jardas para o TouchDown de Marques Colstom. Destaque também para as excelentes corridas de Pierre Thomas no drive.

Saints continua a mostrar a fragilidade na defesa contra o jogo corrido que mostrou na semana anterior e o Running Back DeMarcus Murray do Cowboys consegue uma corrida de 35 jardas faltando 1 minuto para o fim do primeiro quarto. O mesmo RB consegue mais 13 jardas em 3 tentativas de corridas seguidas e os Cowboys finalizam o primeiro quarto na linha de 19 jardas do campo do Saints.

DeMarcus Murray abre o segundo quarto embalando mais uma corrida, dessa vez de 12 jardas e, após um passe incompleto de Tony Romo, DeMarcus corre para o touchdown. Saints dando razão à sua colocação de 25º lugar defendendo contra o jogo corrido. 10-7 Cowboys.

Saints recebe a bola novamente e após algumas corridas sem ganho, Kenny Stills faz uma grande recepção (22 jardas) em uma 3ª para 9 e mantém a campanha viva. Brees, fantástico como sempre, espalha a bola pelo campo e conduz o time de Nova Orleans à linha de 2 jardas da End Zone para finalmente converter o TD com um Screen Pass para Pierre Thomas. Mérito para Thomas e Ingram que conseguiram 2 ótimas corridas e contribuíram para a excelente campanha  ofensiva. Agora o time precisa parar o jogo corrido e Dallas se quiser abrir alguma vantagem mais confortável no placar. 14-10 Saints.

Após o TD, a defesa do Saints finalmente mostra suas garras e força o three-and-out. Posse Saints faltando 4:00 para o intervalo do meio do jogo.

Brees começa a apanhar bastante. No touchdown anterior ele já havia tomado um tackle duro de DeMarcus Ware após lançar a bola e toma um sack nessa campanha.

Com um ataque eficiente, misturando corridas e passes, Saints chega à 6 jardas da End Zone, porém se deixa colocar em uma situação de terceira para goal. Sean Payton abusa da saúde cardíaca dos torcedores e chama uma corrida. Graças a Deus Sproles converte. 21-10 Saints faltando 1:32 para o fim o segundo quarto.

Cowboys recebe o kickoff, porém não tem timeouts. Defesa contra passes dos Saints se mostra perfeita até o momento e impede 3 passes do Romo, forçando Dallas a chutas o punt.

Brees recebe a bola na linha de 20 jardas de sua própria defesa com 53 segundos no relógio. O quarterback de Nova Orleans erra apenas  1 passe na campanha e, em um screen pass fantástico pela direita, Sproles consegue 28 jardas e faz o Touchdown. 28-10 Saints.

Halftime

Terceiro quarto começa com a posse de Dallas. Romo tenta alguns passes seguidos com formações sem running backs ("empty backfield") mas a campanha resulta em punt.

Saints recupera a bola e Mark Ingram faz duas corridas gigantescas (14 e 34 jardas). Saints consegue boa 
chance de fazer mais um TD, porém o O-Lineman Charles Brown continua mostrando ser o elo fraco da corrente no ataque e comete uma falta que transforma uma terceira para 5 na boca do gol para uma terceira para 15. Hartley chuta o Field Goal de 37 jardas e ERRA. Hartley tem o sexto pior aproveitamento chutando field goals na liga esse ano. A posição de kicker volta a ser uma dor de cabeça para os torcedores de New Orleans.

Mais um three-and-out para Dallas. Defesa de passe do Saints fenomenal esta noite.

Após mais uma campanha de enorme objetividade ofensiva o jogo vira lavada. Sproles corre para o quinto touchdown do Saints. 35-10 NOLA

No fim do terceiro quarto o Saints tem 60 jogadas para 456 jardas. Dallas tem 30 para  120 jardas.

O ataque dos Cowboys consegue alguns bons passes completos e Romo encontra Terrence Williams solto na End Zone (estava sendo marcado por Jabari Greer). Touchdown Dallas. 35-17 Saints.

Faltando 30 segundos para o fim do terceiro quarto o Cowboys tenta o onside kick e é bem sucedido. 
Posse para Dallas que tenta aproximar o placar. Porém a defesa do Saints mostra mais uma de suas armas. O pass rush funciona muito bem e engole o QB dos Cowboys, Tony Romo, que não consegue a primeira descida e a bola volta para o Saints.

Brees consegue um lindo passe de 52 jardas para o WR Kenny Stills e deixa a vantagem maior ainda. 42-17.

O quarto quarto continua da mesma forma que os outros. Saints beirando as 600 jardas com o ataque corrido funcionamento muito bem (mais de 200 jardas terrestres), Ingram passando de 100 jardas. Ataque do Cowboys sendo neutralizado.

Depois de uma campanha com Mark Ingram ganhando 58 jardas em 4 carregadas, Pierre Thomas carrega para o TD. 49-17 Saints.

A partir disso os dois times já haviam percebido que a vitória do Saints era inevitável e perdem um pouco do interesse no jogo. Brees, fantástico, sai poupado para dar lugar ao QB reserva Luke McCown. O time dos Cowboys, apático, ainda tem uma campanha no jogo, porém nada consegue fazer. Saints corre e ajoelha para o fim do jogo.

Fim de Jogo. Saints 49 - 17 Cowboys.

Análise

Na visão geral da partida o time do Saints pareceu bastante seguro na maior parte das áreas do jogo contra o frágil time do Cowboys. O jogo de passes funcionou perfeitamente como sempre. Brees foi fantástico, completando 83% de seus passes, para 392 jardas, 4 Touchdowns e nenhuma interceptação, o Quarterback mostrou mais uma vez  porque muito provavelmente irá para o Hall da Fama.

Há de se destacar também o jogo corrido, que nos meus 8 anos de torcedor dos Saints vi poucos jogos pós era Deuce McAllister com tantas jardas terrestres. O time teve 242, sendo 145 destas do Running Back Mark Ingram, que teve o melhor jogo da carreira.

O ataque do Saints também estabeleceu o recorde de todos os tempos na liga de primeiras descidas conquistadas com 40.

Na defesa está a maior preocupação. Antes do Saints ir pro intervalo com a vantagem de 28-10 (o que obrigou o Cowboys a privilegiar o jogo de passes para tentar aproximar o placar), o
jogo corrido com o Running Back DeMarcus Murray machucou bastante o time de Nova Orleans.Murray conseguiu 89 jardas em basicamente um quarto do jogo, e talvez se o ataque do Saints não estivesse tão inspirado na noite e o placar ficasse mais apertado ao longo do jogo ( que permitiria aos Cowboys operar com um equilíbrio maior de jogadas de passe e corrida)  a história tivesse sido diferente. A defesa de passes foi espetacular. Segurando o QB Tony Romo com apenas 128 jardas no jogo (acertando 42% dos seus passes apenas), os Defensive Backs não dão preocupação aos torcedores.

Outro destaque negativo e preocupante é o Kicker Garret Hartley. O jogador continua errando Field Goals fáceis (perdeu um de 37 jardas no jogo, lembrando que o estádio do Saints, o Superdome, é fechado, portanto não há influência do vento) e isso pode fazer falta em jogos mais decisivos.

Estamos liderando a divisão com um record de 7 vitórias e 2 derrotas. O próximo jogo é uma partida duríssima conta o 49ers no Superdome.

Comentários

Unknown disse…
Cara, seu blog é muito maneiro, eu sou fã dos saints como você. Ontem foi uma lavada absurda, valeu a pena ficar acordado até 2:40 da manhã. XD

Recorde de First downs !

WHO DAT !
Rony alan disse…
Drew bress ensinou a diferença entre ele ( um QB de elite) e tony romo.
Who dat!
Matheus Carneiro disse…
O próximo jogo do Saints é na verdade contra o 49ers em New Orleans. Ótima análise e trabalho desenvolvido no blog!
Renato disse…
No geral foi um ótimo jogo do Saints, a secundária anulou quase todas as tentativas de passe ficando como ponto negativo o crônico problema para defender o jogo corrido do adversário.

Por falar em jogo corrido faz tempo que não via tantas corridas no ataque do Saints. Entendo porque o Payton tem insistido tanto nessas chamadas: os Rbs tem potencial, com os bloqueios certos podem conquistar muitas jardas e deixar o ataque do Saints menos manjado. Espero que o ótimo jogo do Mark Ingram traga confiança para que ele seja o jogador que foi em Alabama.

Eu estava achando que o Saints iria levar fácil a NFC Sul mas após a boa campanha que Carolina vem fazendo resolvi assistir o jogo deles contra o 49ers e fiquei impressionado: defesa sufocante, não deu nenhum chance para o jogo corrido de San Francisco, várias blitz para cima do QB e a secundária também me pareceu bem consistente, a defesa literalmente ganhou o jogo para eles.

Acho que os dois jogos contra o Panthers vão ser o fiel da balança da divisão. Se quiser derrotá-los o Saints não vai poder comenter os mesmo pequenos erros que temos visto até aqui, principalmente o Hartley que está num momento horrível para field goals.
Pedro Antônio disse…
Obrigado pelo toque Matheus! Vou fazer a correção imediatamente

Postagens mais visitadas deste blog