De 0-4 para 4-0 de forma mágica

O New Orleans Saints começou Setembro como uma das maiores duvidas na NFL. E eles terminam Setembro como um dos cinco times imbatíveis da liga. Em quatro semanas malucas, o Saints transformou um ponto de interrogação em um ponto de exclamação.

O time atropelou o Miami Dolphins por 38-17 e teve sua performance mais impressionante. A equipe foi dominante e não deu chances ao Dolphins em horário nobre, para todo mundo ver. Se fosse uma luta de boxe, Joe Philbin teria jogado a toalha no terceiro quarto. Mas a equipe continuava em pé quando a contagem chegava no 8.

Em outro desempenho mágico, o Saints precisou de menos de 37 minutos para abrir a vantagem de 35-10. Daí pra frente, a unica emoção era saber se o Drew Brees iria estender sua sequencia de jogos com mais de 300 jardas. E claro que ele conseguiu.

O inicio de 4-0 é o quarto na historia do Saints. E talvez seja o mais improvável também. Este Saints ainda está sendo montado, mas as vitorias fantásticas mostram o progresso.

A formula é muito conhecida. Brees foi brilhante. Ele lançou pra mais de 300 jardas pela quarta vez nesta temporada e pela nona vez no geral, empatando seu proprio record da NFL em jogos consecutivos com 300 jardas. Darren Sproles e Jimmy Graham continuaram sendo a grande base das recepções em um nível altíssimo. E a defesa continua surpreendendo com big plays e mais big plays quando mais é necessário, na redzone ou em terceiros downs.

O Saints não perde no Super Dome com o Sean Payton desde o fim de 2010. São 1.001 dias desde que perdemos para o Tampa Bay dia 2 de Janeiro de 2011. Reggie Bush liderava as corridas do time e Adrian Arrington era nosso primeiro recebedor.

Mas se em casa o time é um, fora é outro. Em estádios abertos, principalmente, o time sofre com as desvantagens. Não é coincidência que o rating de Drew Brees este ano no dome é de 118,7 e fora dele é de 67,5.

E o próximo jogo é no Soldier Field contra um tradicional algoz Chicago Bears. Se isso não fosse preocupação suficiente, o jogo corrido do Saints não está funcionando e isso torna o time ainda mais dependente de Drew Brees.

O Saints é um time chamado de "spread offense". Quase uma versão profissional de Baylor. Brees, alias, deve estar se sentindo de volta ao ataque de Purdue. Mas mesmo assim o New Orleans faz o que bons times fazem. Vencem jogos. A cada semana, a equipe acha uma forma diferente de superar as próprias dificuldades. E ainda conta com um ponto diferente: A defesa.

Em quatro jogos, o time teve duas vezes mais sacks do que na ultima temporada. Ela vem sendo um tormento para os quarterbacks, interceptando várias vezes e segurando o rating dos QBs adversários em 65,1. Mas não será imbatível para sempre. Uma hora o ponto fraco vai pegar o time. Sean Payton sabe disso mais que ninguem. Este o motivo de que ele continuou forçando o ineficiente jogo corrido na ultima segunda-feira.

Mas este é o Saints de 2013. Um time com fraquezas, como todos na liga, mas que semana após semana vem sabendo como lidar com elas e continuar vencendo.

Comentários

tecnow disse…
Sou Saints, só vou discordar do "como todos da liga". O Broncos não me parece ter pontos fracos.

Abraços e parabéns pelo belo trabalho #WhoDat
Renato disse…
A volta do Sean Payton fez toda diferença, além de que a chegada do Rob Ryan melhorou absurdamente a defesa que deixou de ser aquele desastre que vimos na última temporada. O maior ponto fraco do time é realmente o jogo corrido que obriga o Brees a sobrecarregar as jogadas aéreas.

Quanto ao comentário do amigo sobre os Broncos eu acho que eles tem pontos fracos sim: a defesa não é tão consistente, o Von Miller talvez nem volte essa temporada e principalmente a secundária não é lá das melhores como ficou provado naquele jogo contra o Ravens ano passado.
Unknown disse…
Sobre o jogo corrido, alguém sabe o porque do Mark Ingram não estar jogando nesses 4 primeiros jogos????
Unknown disse…
Tecnow,
Também sou Saints, mas acredito que Denver tem alguns pontos a melhorar também. Claro que seu início é arrasador, porém eles tem a chave mais fácil da NFL. Gostaria de ver como eles irão se sair diante de uma boa defesa. Domingo tem Denver e Dallas. Vamos ver.
Um abraço.
Go Saints.

Postagens mais visitadas deste blog