Se prepare para uma defesa com muitos altos e baixos na temporada


Uma defesa que cede big plays e faz big plays. Se prepare para muita emoção.

Geralmente a terceira semana da pré-temporada é a que mais se aproxima da temporada regular. Mas já é possível ter uma boa ideia do que será a defesa de 2013 do New Orleans Saints.

Não estou dizendo que vamos ceder 281 jardas no primeiro tempo de todos os jogos. E nem que vamos parar quase todas as terceiras descidas. Mas estes altos e baixos serão frequentes na nossa temporada.


No jogo contra Houston Texans, nós vimos André Johnson deitar e rolar na nossa secundária e vimos Ben Tate, RB teoricamente reserva, conseguir longas corridas. Ao mesmo tempo, nossa defesa parou 7 vezes o ataque do Houston em terceiros downs e duas vezes em quartas descidas.

Tudo isso nos lembra que essa defesa ainda está em construção. Uma defesa que mudou o esquema de jogo, trouxe alguns bons talentos mas que ainda não tem entrosamento ou todo o conhecimento necessário para ser classificada como uma defesa segura.

"Ainda temos coisas que precisam ser melhoradas e que precisamos trabalhar mais." disse o Safety Roman Harper quando questionado sobre o momento da defesa. "Nós tivemos algumas coisas funcionando hoje e outras que beiravam a loucura. Mas sempre superávamos e íamos para a próxima jogada normalmente. Algumas vezes, quando você joga contra um bom ataque, você só vai ser capaz de sobreviver a ela. Nós já sabemos que esse time vai levar a bola de um lado pro outro do campo. Eles terão sucesso porque eles são bons. Mas você quer vencer as terceiras descidas quando puder, e você vai força-los a chutar alguns field goals quando chegam na redzone. E nós vencemos as jogadas que precisávamos vencer."

Contra Texans, a defesa do Saints teve seu pior desempenho da pré-temporada, bem diferente da defesa dominante que parou Oakland Raiders.

Ben Tate conseguiu boas corridas e André Johnson teve cinco recepções para mais de 15 jardas (a maioria em cima do CB Keenan Lewis). Mas Sean Payton destacou que sempre após as big plays a defesa voltava a responder, tanto que cedeu apenas um touchdown e três field goals.

"A meta é não ceder nenhuma big play. Mas quando você as cede, você deve se levantar, erguer a cabeça e focar em apenas conseguir um three-and-out nos drives maiores." disse Lofton. "Eu penso que Texans foi bem superior nas primeiras 15 jogadas. Tanto que pontuaram. Mas eu sinto que nós aprendemos com isso e no fim tivemos um bom trabalho no geral."

Durante o jogo, o Saints conseguiu colocar alguma pressão no quarterback Matt Schaub. Mas mesmo assim o time sofria com alguns buracos na secundária.

E se André Johnson e Ben Tate conseguiam algum espaço em nossa defesa, nosso time também conseguia alguns espaços no ataque do Houston. Tanto que Cam Jordan conseguiu um importante sack em uma terceira descida, o defensive line Glenn Foster (que vem sendo a estrela da pré-temporada) conseguiu um sack em um first down e Patrick Robinson conseguiu desviar um passe em uma longa jogada de 3rd & 10.

"Não sei se algum dia eu fiquei frustrado." disse Jordan. "Só de ver o quanto nós podemos melhorar já não me frustra. Isso me excita. Especialmente numa pré-temporada. Essa defesa é nova e você não pode esperar que a gente seja perfeito na terceira semana. Faz parte do processo."

 O Saints sabe que sua defesa é imperfeita, e sabe que vamos sofrer com isso várias vezes deste ano, como aconteceu no domingo. Mas vários jogadores acreditam que podem responder a isso rapidamente e de forma positiva, como também aconteceu domingo.

A atitude da equipe sob o comando do novo coordenador Rob Ryan e a versatilidade que o sistema 3-4 oferece ainda lembra muito a defesa de Gregg Williams em 2010 e 2011. Aquela defesa ficou no meio do caminho, com alguns momentos horríveis (principalmente nos playoffs).  Mas era uma defesa que tinha confiança e talento suficiente para se recuperar em alguns grandes momentos e ganhar vários jogos graças ao enorme poder ofensivo do time.

E foi assim neste domingo. E será assim durante este ano.

Comentários

Renato disse…
Concordo que esse a defesa ainda vai ter muitos altos e baixos mas esse último jogo me deixou mais esperançoso. Mesmo começando muito mal a defesa melhorou ao longo do jogo e teve até seus bons momentos contra o bom ataque do Houston. Mas ainda acho que o grande diferencial esse ano vai ser o ataque, se conseguir manter a posse de bola por mais tempo, controlar melhor o jogo, a defesa não vai precisar se expor tanto e consequentemente vai ganhar confiança no novo esquema 3x4.

Postagens mais visitadas deste blog