Brees "não é desse mundo"


Na frente de cada armário no vestiário do New Orleans Saints, uma placa preta e dourada lista os fundamentos chave do time.
Vá até o quarto item e estará escrito: "Nós nao queremos jogadores burros. Jogadores burros fazem coisas burras".
Se eles quisessem adicionar outro item à lista, bastava apenas uma imagem do quarterback Drew Brees e uma frase: "Sejam como ele."

Além de todo o trabalho magnífico que Brees fez levando o time ao título do Super Bowl 2 anos atrás e, possivelmente, de novo este ano, além dos vários recordes quebrados na temporada mais prolífica para um quarterback na história da NFL, além de todo o seu trabalho e envolvimento na reconstrução do espírito de Nova Orleans, está um atleta extremamente determinado.

Se quisermos falar do contrário de "burro" (como nas placas do vestiário), é só olhar para o jogador perto de quebrar um recorde de mais recordes quebrados com essa temporada.

Seus companheiros de time se inspiram nele e bebem de sua inteligência, um grande motivo pelo qual o time está caminhando em direção ao seu segundo Super Bowl como o time mais quente da NFL no momento.

"Drew está sempre aqui", diz o linebacker Jonathan Casillas no complexo de treinamento do time, "ele é sempre o primeiro a chegar e o último a sair. Os jogadores que estão na Injury Reserve (que são obrigados a chegar mais cedo que o resto do elenco) chegam e Brees já está lá"
"Drew é o competidor máximo. Só de estar perto dele e o observar nós queremos ser como ele. Ele não gosta de perder em nada"

Só de ter o quarterback no time, a defesa melhora. Não existe um treino de terceiras descidas ou um "two minute drill" que Brees não jogue com a mesma vontade que jogou no Wild Card desse domingo contra os Lions.

Ao entrar no vestiário com o grosso playbook debaixo do braço, fica claro como o quarterback é uma inspiração e um exemplo para seus companheiros de time, mesmo que as vezes especialistas o coloquem à sombra de Brady e Rodgers.

Ao redor da cidade de Nova Orleans é quase uma blasfêmia sugerir que Brees não foi o MVP da liga, mas caso Rodgers ganhe, Brees pode ter completado a melhor temporada em qualquer esporte que não foi premiada com o MVP.

Na última quinta, Brees foi nomeado o Jogador do Mês da NFL, seu primeiro do ano, contra os últimos quatro consecutivos que haviam ido para Aaron Rodgers, uma sequencia que vem desde a temporada passada e aponta para o provavél fato de que vai ser o quarterback de Green Bay o MVP da temporada.

Com todos esses recordes quebrados por Drew Brees, tendo as 5,347 jardas de passe para arrasar o recorde de Dan Marino como destaque, seria possível não dar o prêmio de MVP a Brees? Se a opinião do veterano analista da NFL Chris Collinsworth for a dominante entre os outros 50 votantes, Brees não tem chance, graças a derrota que o time sofreu para Aaron Rodgers e os Packers na primeira semana. Tirando o fato que Rodgers também teve uma temporada impressionante.

"Daqui a 20 anos, eu vou mesmo conseguir contar aos meus netos que eu votei contra o cara que quebrou o recorde de Dan Marino?", Collinsworth disse no programa Inside the NFL recentemente. "Um jogador que teve uma das temporadas mais fenomenais de todos os tempos e lançou 800 jardas a mais que Rodgers foi claramente a força dominante na liga. Mas eu o fiz, eu votei para Rodgers"

Opinião que desencadeou mensagens de ódio nos forúns do New Orleans Saints, mas para os jogadores que vão a campo com Brees toda semana, isso importa muito pouco. Eles sabem como seu quarterback os levou para um recorde de 13-3, com direito a uma série de 8 vitórias seguidas nos ultimos jogos da temporada regular e estão certos da boa forma em que se encontram para disputar os playoffs.

"Estou impressionado com todos eles.", respondeu o defensive end Will Smith ao ser perguntado qual recorde quebrado por Brees tinha sido o mais significativo. "Você ve alguns recordes fantásticos, mas são tantos. E isso é uma grande questão porque esse ataque nao passou a offseason junto. Imagine o que eles teriam feito se esse não fosse o caso."

Como em vários esportes hoje, as estatísticas são apernas parte da história. Quebrar o recorde de mais jardas passadas em uma temporada é excelente, mas em algum momento nos playoffs, Brees precisará de um jogo corrido sólido para avançar. E é essa mistura que torna o Saints possivelmente mais perigosos nos playoffs do que a dois anos atrás.

A linha ofensiva adora bloquear para Brees por mais do que os vários recordes quebrados e o sucesso do time da temporada. A grande maioria dos guards da NFL responderá que preferem bloquear para corrida porque, por regra, bloquear para passes é um trabalho muito mais desgastante. Mas quando o jogador chamando o snap usa um uniforme preto e dourado número 9 as coisas ficam diferentes.

"Drew tem um dos releases (tempo entre o quarterback achar o alvo e lançar a bola) mais rápido da NFL", disse o Guard Carl Nicks após o treino da última quarta. "Isso, em conjunto com o bom jogo corrido, é de grande ajuda. Para falar a verdade nesse time eu fico mais cansado bloqueando para corridas do que para passes. Com Drew, é como se eu estivesse bloqueando apenas por dois segundos e meio."

"É um jogador incrível. Com todas as coisas que ele fez nessa temporada, as vezes é como se ele não fosse desse mundo"

Trabalho bruto tem suas recompensas

Após fazer sua parte na quebra do recorde de Dan Marino, a linha ofensiva não recebe o destaque que Brees recebe, mas definitivamente recebe as recompensas.

Como muitos quarterbacks consagrados na história da NFL, Brees tem uma atenção especial com a linha ofensiva. Humilde como é, o número 9 deixa clara a todo momento sua gratidão e respeito ao trabalho bruto que os jogadores da OL fazem para manter seu uniforme intocado.


"Ele nós diz completamente como se sente, sem hesitação", diz o guard Jahri Evans. "No dia em que o recorde de Marino foi quebrado, ele fez questão de que todos soubessem do carinho e respeito que Brees tem pelos seus companheiros de time"

"Ele sempre nos presenteia no final da temporada e, na seguinte ele nos da um presente ainda melhor. nós estamos sempre pensando 'O que ele vai nos dar esse ano?'. Nós adoramos bloquear para esse cara. Sabemos que somos uma parte importante do que ele faz e ele nao precisaria nos dizer isso, mas diz. É só o tipo de cara que ele é."

Comentários

Anônimo disse…
ótima matéria!!

Postagens mais visitadas deste blog