Conhecendo nosso adversário: Atlanta Falcons


Sentindo que ninguém pode parar a gente, o Saints recebe nessa semana seu maior rival, o Atlanta Falcons. A equipe da Geórgia vem com muitos problemas até agora na temporada, com apenas 4 vitórias e com 6 derrotas, apesar dos vários talentos na equipe.

O desempenho do 3° colocado da NFC Sul em casa é de 3-3, colecionando derrotas para o próprio Saints (43x37), para o Bengals (37x36) e para o Cowboys na última semana (22x19). Já as vitórias foram diante do Panthers (31x24), do Buccaneers (34x29) e do New York Giants (23x20). Já fora de casa, que é o mais interessante para esta partida, o recorde é de míseros 1-3, tendo sua única vitória diante do Redskins (38x14) e suas derrotas para Eagles (18x12), Steelers (41x17) e Cleveland Browns (28x16). Apesar dos resultados negativos, há  muito o que dizer sobre este time, vamos a análise:

Ataque:

O ataque do Falcons é recheado de talentos. Com uma média de 26,5 pontos por jogo, e sendo o 6° melhor da liga em jardas por jogo com 403, este esquema ofensivo é muito bom, apesar de apenas 19 pontos no último jogo. O ataque é liderado pelo bom QB Matt Ryan, que coleciona 330 jardas por jogo, 22 TDs na temporada e apenas 4 interceptações, com um ótimo rating de 111.5. A linha ofensiva que protege o QB é razoável, sendo apenas a 17° protegendo o QB contra sacks, e não contando com seus 2 principais guards, Andy Levitre e Brandon Fusco (ambos fora da temporada), deixando o trabalho um pouco mais fácil para o nosso gordinho saliente Sheldon Rankins.

Sua principal ajuda pelo chão seria Devonta Freeman, porém, se recuperando de uma lesão na virilha, Freeman é desfalque há algumas semanas. Quem lidera o backcourt é o físico RB Tevin Coleman, um ótimo jogador que já dividia as ações com Freeman, continuando assim com um ataque terrestre consistente, que ainda conta com algumas expressivas corridas de Ito Smith.

Já pelo ar, a equipe tem ótimos alvos: o inquestionável WR Julio Jones, além dos bons WRs Mohammed Sanu e Calvin Ridley (destruiu nossa secundária na semana 2), sendo este último questionável para a partida devido à uma lesão na coxa. Ainda temos que se preocupar com o tight end Austin Hooper que já teve algumas partidas muito expressivas essa temporada, ou seja, o que não faltam são alvos de confiança para desafiar a nossa secundária que vem em uma crescente.

Resumindo: Um ótimo ataque que geralmente pontua bastante, um ótimo QB e bons RBs e WRs, liderados por Julio Jones. Além de uma OL razoável que está desfalcada.

Defesa:

Apesar de conter ótimos jogadores, essa defesa com certeza têm sido o maior problema da equipe do Atlanta Falcons. Com médias de 27,6 pontos cedidos por jogo, e sendo a quarta pior da liga em jardas cedidas por partida, com uma média de 405 por jogo.

O problema começa na linha defensiva, onde, apesar de ótimos jogadores como Vic Beasley, Bruce Irvin, Takk McKinley e Grady Jarrett, é apenas a 28° defesa sackando o QB por partida, com uma média de apenas 1.9 sacks por jogo.

O corpo de linebackers é bom, conta com Duke Riley, De'Vondre Campbell, Foyesade Oluokun (líder em tackles do último jogo) e Kemal Ishnael. Mas seu melhor LB, Dein Jones, que ama jogar contra o Saints e coleciona ótimos números contra nosso ataque não jogará. Entretanto, os números não mostram algo tão bom, tendo uma média de 121 jardas terrestres cedidas por jogo, este corpo de linebackers lidera apenas o 21° lugar neste quesito, mostrando uma boa chance de Kamara e Ingram brilharem de novo!

Já a secundária tem de fato um jogador que vem brilhando. O safety Damontae Kazee coleciona 5 interceptações e 7 passes desviados na temporada, um número realmente impressionante. Entretanto, a expressiva marca de Kazee é ofuscada pela falta de ajuda que ele tem. Os dois principais cornerbacks do time, Desmond Trufant e Robert Alford não colecionam nenhuma interceptação na temporada, deixando a única interceptação dentre os CBs na conta do 3° CB Brian Poole. Outro fato que prejudica esta parte da defesa é a ausência dos safeties Ricardo Allen e Keanu Neal, ambos com ligamentos do joelho rompidos, tornando a outra vaga de safety titular da equipe aberta entre os desconhecidos Jordan Richards (titular aparentemente), Sharrod Neasman e Keith Tandy.

Resumindo: Apesar de bons nomes, esta é uma defesa que vem sofrendo muito e deve sofrer muitos pontos do melhor ataque da liga. No geral a DL não pressiona muito, o front seven cede muitas jardas terrestres e a secundária cede muitas jardas aéreas(284 jardas por jogo - 4° pior da liga).

A partida será realizada às 23h20 (horário de Brasília), com transmissão da ESPN, na casa do New Orleans Saints. Ou seja, favoritismo total da equipe da casa, porém é uma rivalidade e em clássicos sempre existe um pé atrás. Mas nunca se esqueçam, é #FalconsHateWeek e #NeverPunt!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog