Entrevista: Cindy Robinson, Coordenadora de Mídias Sociais/Correspondente do New Orleans Saints e New Orleans Pelicans


Cindy Robinson, foto de cindyrob.com

Há alguns dias, ouvindo o Black and Blue Report (podcast oficial do New Orleans Saints e do New Orleans Pelicans), fiquei feliz de ouvir três mulheres que trabalham para as franquias e que entendiam muito do que estavam falando naquele programa. E fiquei tão contente, que enviei um email para Cindy Robinson, Coordenadora de Mídias Sociais do Saints e Pelicans.


No email, eu perguntava se poderia enviar algumas perguntas para ela relacionadas ao Saints, as mulheres no jornalismo esportivo e o uso de redes sociais para ficar em contato com os fãs. Para minha surpresa, a srta. Robinson disse que sim e o resultado dessas perguntas eu traduzo aqui para vocês.

A srta. Robinson já trabalhou para a Disney ABC Television Group (KABC7-TV), TV Globo, Power 106 FM e cursou jornalismo na University of Southern California - Wallis Annenberg School of Journalism.

Saints Brasil: Há quanto tempo você trabalha para o Saints/Pelicans?
Cindy Robinson: Fará um ano em 22 de Outubro.

SB: Como você começou a trabalhar para o Saints?
CR: Quando estava em New Orleans para a NABJ (Conferência da Associação Nacional de Jornalistas Negros), entrei em contato com o Diretor de Mídias Digitais do Saints/Pelicans apenas para encontrá-lo e fazer um contato. Ele então me contou sobre a vaga que estava disponível e eu me candidatei.

SB: O que exatamente uma coordenadora de mídias sociais faz para uma equipe da NFL/NBA?

CR: Então, minha posição é única, porque ajudo a gerenciar as contas de mídias sociais junto com outras três pessoas e trabalho como um dos repórteres em frente as câmeras para as duas equipes. E ajudo a postar as coisas.

SB: Qual a importância das redes sociais para manter contato com os fãs?
CR: As redes sociais são extremamente importantes, porque é onde muitos fãs procuram atualizações e notícias sobre a equipe. É uma das melhores ferramentas de comunicação por aí.

SB: Quando as mídias sociais das equipes são mais acessadas? Após uma vitória ou após uma derrota?
CR: É um pouco dos dois. Quando as equipes ganham, os fãs geralmente ficam animados e gostam de mostrar o orgulho por sua equipe. Quando as equipes perdem, eles gostam de expressar suas opiniões sobre o que a equipe deve fazer para melhorar ou ainda compartilhar seu apoio.

SB: Qual é a sua rede social favorita?
CR: Minha favorita é o Twitter, porque você vê todos os tipos de coisas nessa plataforma.

SB: Eu te conheci através do podcast Black and Blue Report, onde você e duas outras mulheres (Ashley Amoss e Caroline Gonzalez) estavam falando sobre o Saints e isso foi muito inspirador. Como a única mulher em uma equipe com 5 homens, é muito bom ver que a franquia que torço na NFL tem mulheres em cargos importantes e dá voz a elas. Como surgiu essa ideia de vocês três se juntarem neste podcast?
CR: A equipe de mídia digital decidiu que queria ter mais variedade no podcast este ano e percebemos que temos três mulheres bem informadas em nosso departamento. Ainda estamos trabalhando para tornar nossa voz diferente de outros podcasts, mas acho que já é único, visto que somos um programa só de mulheres.
Black and Blue Report de 28/09/2018: Apresentado por Cindy Robinson, Ashley Amoss e Caroline Gonzalez trazendo o pré jogo da semana 4 contra o New York Giants com a repórter e analista da ESPN, Anita Marks.
SB: Em sua carreira, você enfrentou algum tipo de preconceito por ser uma mulher falando sobre esportes?
CR: Eu não lidei diretamente com nenhum preconceito por ser uma mulher falando sobre esportes, mas trabalho com uma equipe incrível que está sempre tentando me ajudar a me tornar uma jornalista esportiva melhor.

SB: Para você, qual é a importância de ter mais mulheres falando sobre a NFL e outros esportes?
CR: Quanto mais mulheres temos nos esportes, melhor. Isso mostra a todos que as mulheres podem ser tão conhecedoras, se não mais, de esportes do que muitos homens. Mas é mais sobre as mulheres terem a chance de fazer o que gostam sem se preocupar em provar que elas pertencem àquele lugar.

Cindy Robinson apresenta diariamente o Morning Report do Saints nas redes sociais.


SB: Você tem alguma jornalista que te inspira em sua carreira?
CR: Na verdade, várias. Jayne Kennedy, Doris Burke, Jemele Hill e Cari Champion são algumas. Essas mulheres foram pioneiras na indústria do jornalismo esportivo e modelos para mim.

SB: Agora, falando sobre o Saints, como é trabalhar para uma franquia da NFL? Você trabalha com jogadores e treinadores diariamente?
CR: Trabalhar em uma franquia da NFL é muito diferente de trabalhar para uma emissora de TV ou jornalismo. Não trabalho com jogadores e treinadores diariamente, mas trabalhamos com eles pelo menos uma ou duas vezes por semana.

SB: Você assiste a todos os jogos do Saints?
CR: Eu assisto todos os jogos do Saints, pois postamos em nossas redes sociais durante os jogos (live tweeting, gráficos e melhores momentos).

SB: Sobre a nova temporada, o que você espera do time?
CR: Espero que o time vá muito bem. Eles tiveram uma ótima temporada no ano passado, muitos jogadores do ano passado retornaram e adicionaram ótimos jogadores durante a offseason. O training camp foi muito bom e o time está atualmente 4-1 na temporada. Os jogadores estão motivados e trabalhando pesado diariamente.

SB: Em sua opinião, qual é o melhor setor do time? Ataque, defesa?
CR: Honestamente, é difícil. O ataque tem funcionado muito bem nesse começo de temporada e a defesa teve um ótimo training camp. O bom é que eles treinam uns contra os outros assim, ferro aguça o ferro.

SB: Podemos esperar mais prêmios individuais nesta temporada? Como OPOY ou DPOY?
CR: Espero que sim. Posso definitivamente dizer que há jogadores dos dois lados da bola já fazendo coisas incríveis nesta temporada.

SB: Sobre os rookies, quem você espera ter uma chance real nesta temporada de 2018?
CR: Bem, já estamos vendo Marcus Davenport e Tre'Quan Smith ganharem algum tempo em campo e contribuindo nos jogos.

SB: E finalizando, nos Estados Unidos, vocês tem ideia do tamanho da NFL aqui no Brasil? E em Nova Orleans, vocês tem conhecimento dos muitos fãs da franquia aqui no Brasil e os fan sites?
CR: Bom, eu fiquei dois meses no Brasil durante os Jogos Olímpicos de Verão de 2016 e, embora o futebol (da bola redonda) ainda seja a paixão nacional, estou ciente de que há uma forte base de fãs da NFL aí. Não tenho certeza exata do número de fãs do Saints e dos fan sites, mas adoramos saber que as pessoas estão apoiando o time diretamente do Brasil.

Sigam a srta. Robinson nas redes sociais:
Twitter: @_cindyrobinson
Instagram: @_cindyrobinson

E visitem o site dela para saber mais: cindyrob.com/.

E agradeço demais ao tempo que ela tirou para responder as nossas perguntas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DC Ryan ataca o Saints: "Foi uma perda de tempo"