Conhecendo nosso adversário: Atlanta Falcons



O Saints faz seu primeiro jogo fora de casa na temporada neste domingo. A equipe da Louisiana vai até a Georgia para enfrentar teoricamente o seu maior rival, o Atlanta Falcons.


Sem dúvidas antes de começar a temporada esse jogo era o mais esperado dentre as partidas das 3 primeiras semanas da equipe de New Orleans.

Isso acontece, pois um confronto entre rivais de divisão é sempre algo muito esperado, ainda mais quando estão envolvidos dois dos melhores times da liga na última temporada e considerados “contenders” para esse ano. Porém o início de temporada para ambas as equipes não foram dos melhores: Saints e Falcons se encontram 1-1 e apresentam vários problemas que não eram característicos no ano passado.

Aparentemente a situação do Falcons é menos delicada que a do Saints, pois perdeu do atual campeão(18x12 Eagles) e venceu a boa equipe do Carolina Panthers (31x24), entretanto a inconsistência e os problemas de lesão acabam agravando a situação já não muito boa da franquia. Já New Orleans vem um tanto quanto desestabilizado, após a derrota para Tampa Bay (48x40) e a vitória no sofrimento contra o Cleveland Browns(21x18), ambas em casa, o que torna ainda maior a desconfiança para a próxima partida. Vamos então para a análise da equipe de Atlanta.

Ataque

Apesar de uma boa defesa, é inquestionável que a maior força do Atlanta Falcons é seu ataque. Com um bom QB e com bons nomes nas posições de RB e de recebedores, esse ataque é considerado um dos melhores da liga e com certeza dará trabalho para a defesa um tanto quanto inconsistente de New Orleans até aqui.

Traduzindo isso para números, o QB Matt Ryan teve um belo desempenho rodada passada contra o Panthers, acertando 23 de 28 passes para 272 jardas, 2 touchdowns e 1 interceptação, liderando sua equipe para a vitória.

Seu principal alvo pelo alto normalmente é Julio Jones, WR considerado um dos melhores (senão o melhor) da liga atualmente, que entretanto teve uma participação apagada na semana passada com  apenas 5 recepções para 64 jardas. Já primeira semana, Julio Jones teve 10 recepções para 169 jardas, mostrando todo seu potencial apesar da derrota na semana 1.

Outras ameaças pelo ar são o conhecido WR Mohammed Sanu, o WR novato Calvin Ridley (4 rec, 64jds e 1TD na semana 2) e o TE Austins Hooper (5 rec, 54jds e 1TD na semana 2), tornando esse ataque imprevisível pelo ar.

Porém, a imprevisibilidade desse ataque se torna maior ainda quando a ameaça do jogo terrestre é tão grande quanto a do jogo aéreo. O ataque terrestre atualmente gira em torno do RB Tevin Coleman que teve 16 carregadas para 107 jardas contra o Panthers, mas também tem a ajuda do outro RB, Ito Smith, que teve 9 carregadas para 46 jardas na última partida. New Orleans ainda terá a sorte de enfrentar Atlanta sem seu principal RB (Devonta Freeman) que não deverá enfrentar o Saints devido a uma lesão no joelho.

Falando em lesão, a situação do Falcons se agrava pelo fato de seu principal WR (Julio Jones) ter sofrido uma lesão na panturrilha e estar questionável para o jogo de domingo, o que será algo chave para as projeções de sobre como será este jogo em Atlanta.

Um outro problema desse ataque é a de que a linha ofensiva do Falcons, apesar de não ter cedido muitos sacks nas duas primeiras rodadas(3), sofre com tackles para perda de jardas(15), o que mostra muitos buracos ao longo desta OL.

Resumindo: um ótimo ataque com belos nomes na posição de QB, WR, RB e TE, um dos melhores ataques da liga. Porém sofrem com tackles para perda de jardas e a lesão de Julio Jones será uma questão vital para o desempenho do ataque da equipe de Atlanta.

Defesa


Apesar de ter uma defesa com ótimos nomes, os problemas com lesão vem machucando a defesa de Atlanta. 2 dos principais jogadores estão fora da partida contra o Saints, são eles o ótimo linebacker Deion Jones que ama enfrentar o Saints (2 interceptações contra o Saints) e o safety Keanu Neal.


Porém, mesmo assim o ataque de New Orleans vai ter muitos problemas com a defesa de Atlanta que tem bons jogadores em todas as posições.

Na linha defensiva, se destacam Takkaris McKinley (1 sack e 1 tackle para perda na semana 2) e Vic Beasley (LB que se alinha muito na linha defensiva na posição de DE).

No corpo de linebackers existem as máquinas de tackles do time com De’Vondre Campbell (8 tackles no último jogo) e Duke Riley (7 tackles na semana 2).

Na secundária encontra-se provavelmente os maiores talentos da defesa na ausência de Deion Jones. A dupla de cornerbacks é muito conhecida na liga, sendo eles Desmond Trufant e Robert Alford, que dispensam comentários na posição. Eles ainda são ajudados pelo safety Ricardo Allen (1 interceptação na semana 2, além de jogar 100% dos snaps), e pelo cornerback Brian Poole (6 tackles, 1 sack e 1 tackle para perda de jardas na semana 2).

Resumindo: Defesa ótima na marcação de passes e decente na marcação de corrida, recheada de talentos, sofre um pouco para pressionar o QB adversário e possui problemas capitais de lesão.

A equipe de New Orleans deve enfrentar uma ótima equipe de Atlanta que é a favorita para o jogo, por jogar em casa e contar com a inconsistência do Saints. Entretanto, temos total condições de ir a Georgia e sair com uma vitória, explorando principalmente os problemas de lesão tanto no ataque quanto na defesa do Falcons.

O jogo acontece no domingo(23/09) às 14h (horário de Brasília) e a transmissão é apenas no NFL Game Pass.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog