Análise de jogadas: Imagens do desastre


Depois de um jogo pavoroso resolvi trazer análises de algumas jogadas para mostrar alguns dos erros que o Saints cometeu.

O primeiro touchdown


O posicionamento aqui é basicamente de uma cover 3, a diferença é que em vez de cuidar do seu terço do campo, Marshon Lattimore marca Mike Evans homem a homem, no mais, todos os jogadores marcam em zona, Marcus Williams tem a função de cuidar do meio do campo e Crawley cuida do lado esquerdo da defesa, enquanto Robinson e Davis marcam o flat,  Anzalone e Bell vigiam o meio do campo.

Tampa vai com 11 personell (1 HB, 1 TE) com Desean Jackson no slot, Godwin ao seu lado e Mike Evans do lado esquerdo da linha.

Mike Evans corre uma rota dig, Chris Godwin corre uma rota out, enquanto Jackson faz uma rota corner até a endzone.

Primeiro, é válido ressaltar a boa chamada por parte de Tampa, mas há problemas de leitura, e, pra mim, o principal culpado é Marcus Williams.

Williams claramente está preocupado com Mike Evans e fica preso ao jogador, o que não era necessário já que a rota vai para o meio de campo aonde há mais 2 jogadores da defesa, dessa forma ele deixa um buraco para Desean Jackson que tem muito espaço para receber o passe e ir até a endzone.

Pelo conceito utilizado poderia haver questionamentos quanto a Crawley, mas ele tem um jogador dentro da sua zona e tem que fechar para evitar o passe, Williams precisaria ter lido melhor o que estava acontecendo em campo e se colocado em uma posição melhor para parar Desean Jackson.

Bom enfatizar, a linha defensiva não chega nem perto de Fitzpatrick.

A recepção de Chris Godwin


Aqui, o Saints marca homem a homem, press coverage, ou seja, pressionando a linha de scrimmage, já o Bucs posiciona seus três recebedores do lado direito da linha ofensiva, e mais uma vez é mais inteligente que a defesa.

O que acontece é uma pick play, o WR Adam Humphries corre uma rota em direção ao defensor do Saints, Ken Crawley, que por conta disso dá espaço para Godwin que faz uma recepção impressionante.

A jogada é legal, quem tem que fazer o ajuste são os defensive backs do time, o Saints vem tendo dificuldades com rotas cruzadas desde o ano passado, tem que superar isso para evoluir.

Mike Evans touchdown



Lattimore já tinha perdido alguns duelos durante o jogo e esse foi mais um (ele perdeu todos). Na cobertura homem a homem, onde Lattimore fez o seu melhor no ano passado, o problema é ele perder a batalha na linha de scrimmage. Mike Evans tem um release limpo, ou seja, consegue fazer sua rota com tranquilidade, sem empecilhos.

Se você quer afetar a jogada de alguma forma precisa fazer com o que o WR perca tempo, isso se faz com trabalho de mãos. Mais um detalhe da partida, a grande maioria das vezes os recebedores do Bucs conseguiram sair livres da linha de scrimmage, isso facilita muito o trabalho do quarterback, que vai conseguir repetir a jogada sem praticamente pensar.
A cereja do bolo
De alguma forma o Saints voltou ao jogo, o ataque funcionou muito bem e colocou o time em condições de encostar no placar, e precisava que a defesa desse uma chance para o empate, o resultado segue no vídeo abaixo.





Terceira para 11 jardas, o Bucs coloca 5 recebedores em campo, o Saints trabalha em zona protegendo a linha do first down, mas cometem um erro que termina com o jogo.

Fitzpatrick não é necessariamente um QB móvel, antes da partida não era esperado por ninguém que ele corresse com a bola, apesar de Dirk Koetter ter comentado sobre a possibilidade, mas essa não foi a primeira, segunda, ou terceira vez, era a DÉCIMA SEGUNDA vez que FITZMAGIC corria com a bola e não havia um jogador para parar a jogada, e essa é mais uma na conta de Dennis Allen.

Poderia ter selecionado outros tantos lances, mas acredito que esses ilustrem bem o que foi o jogo, o time foi extremamente previsível em blitz, utilizou pouco a formação com três safeties que funcionou no ano passado, além de total despreparo para o jogo e até desrespeito com o adversário, o Bucs veio para jogar, o Saints achou que não precisava.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DC Ryan ataca o Saints: "Foi uma perda de tempo"