Gustav chega à costa dos EUA e chuvas castigam o sul da Louisiana



O furacão Gustav chegou nesta segunda-feira à costa americana do golfo do México enquanto as fortes chuvas trazidas pelo fenômeno castigam o sul do Estado da Louisiana. Cerca de dois milhões de pessoas já deixaram o litoral do Estado após o alerta de retirada do governo.

A partir das 19h (21h de Brasília) a chuva cobriu Nova Orleans e uma ampla faixa do litoral com a chegada das primeiras ondas de nuvens do Gustav.

Um toque de recolher impede na região a circulação de pessoas que não atenderam a ordem de retirada obrigatória. As autoridades informaram que no litoral do delta do Mississipi já foram registradas ressacas de vários metros de altura.

O Centro Nacional de Furacões americano (NHC, na sigla em inglês) previu que é possível alguma intensificação das chuvas antes do amanhecer. Contudo, descartou que o furacão suba de categoria durante sua passagem pelos EUA.

O Gustav foi enquadrado na categoria 3 --em uma escala máxima de 5--, com ventos entre 178 e 209 km/h. O centro do furacão segue direto para a costa da Louisiana.

Na operação de evacuação morreram três doentes graves e as autoridades estatais informaram que detiveram dois suspeitos de saques.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog