Como o TE Jared Cook vem melhorando o ataque do Saints


Sean Payton tem uma ótima analogia que gosta de usar algumas vezes na contratação de free-agents.Quando o treinador do New Orleans Saints estava crescendo, seus pais adoravam ir à vendas informais nos fins de semana.

"Esse era o seu passatempo", disse Payton. “Provavelmente tivemos cerca de 10 sofás diferentes - e cada um deles foi recebido com o mesmo entusiasmo quando chegou. Então, de vez em quando, você se inclinava para trás e percebia que o sofá tinha uma perna bamba."

"E você fica tipo, 'ah, é por isso que estava à venda'".

Payton usou essa história recentemente ao falar sobre o novo jogador do Saints, o TE Jared Cook, na Rádio Sirius/XM NFL - admitindo que ele era naturalmente um pouco cético sobre o histórico inconsistente de Cook nos primeiros 10 anos de sua carreira, que foi gasto com Titans, Rams, Packers e Raiders.

Mas até agora, o Saints não encontrou nenhuma perna bamba ou rasgos no tecido.

O tight end pode ser a primeira opção, depois do WR Michael Thomas, que o QB Drew Brees precisa.
Você pode perceber através de conversas oficiais e não oficiais que Cook, de 32 anos, tem sido ainda melhor do que o Saints esperava - tanto dentro quanto fora do campo.

O atleta de 1,95m e 115 kg rapidamente emergiu como um recebedor confiável de passes nas práticas do campo de treinamento, exibindo seu tamanho, capacidade atlética e versatilidade enquanto se alinhava em vários lugares.

“Sempre que você esta na free agency, você coleta o máximo de informações possíveis. E quando o jogador chega, há certas coisas que você não sabia que são boas e, às vezes, coisas que não eram tão boas assim. No caso dele, tudo é positivo”, disse Payton, que elogiou o tamanho e o alcance de Cook, ao mesmo tempo em que elogiava suas mãos, pés, jardas após a recepção e sua ética de trabalho.

"Ele é um tremendo trabalhador, dedicado, acho que é um verdadeiro profissional em todos os sentidos da palavra. E acho que ele tem sido uma boa adição para nós."

Os fãs do Saints (e os jogadores de fantasy) podem querer segurar seu entusiasmo por Cook, sabendo que ele nem sempre correspondeu às altas expectativas (e que Coby Fleener recentemente provou que jogadores da free agency não prosperam automaticamente em Nova Orleans).

Mas é difícil ignorar o quão bem Cook se encaixa como o tipo versátil que Payton e Drew Brees gostam de explorar no jogo aéreo de média distância.

E é impossível ignorar a maneira como Cook faz rotineiramente grandes jogadas e recepções nem sempre fáceis nos treinamentos.

"É muito fácil ver isso, não é?", disse o técnico dos tight ends do Saints, Dan Campbell. "Acho que o que você está vendo é exatamente o que está acontecendo. Quer dizer, a prova está em campo."

“O cara é esperto, trabalha muito. Ele é um criador de jogadas também. Ele encontra uma maneira de criar separação. E está correndo melhor do que nunca. Agora ele poderia dizer: "Ah, eu era um pouco mais rápido quando era jovem". Mas, você não vê isso. E Drew e ele, têm um relacionamento muito bom agora e isso está ficando cada vez melhor.”

Surpreendentemente, Cook tem apenas 27 recepções para touchdown na carreira, contando a temporada regular e os playoffs, apesar dele parecer um alvo perfeito na red-zone. Mas ele tem crescido nos últimos três anos quanto a isso.

Você pode se lembrar de sua temporada de 2016 em Green Bay como uma decepção, quando ele finalmente jogava com um quarterback de elite, Aaron Rodgers. Mas Cook realmente prosperou depois de se recuperar de uma lesão no tornozelo naquele ano, incluindo um ótimo desempenho nos playoffs.

Cook acabou tendo sua melhor temporada ainda em 2018, quando se juntou ao novo treinador de Oakland, Jon Gruden - cujo ataque é semelhante à de Payton em muitos aspectos.

Cook foi chamado para seu primeiro Pro Bowl depois de receber 68 passes para 896 jardas e 6 touchdowns na temporada passada. E quando ele assinou com o Saints, disse que era muito bom para ele que o Raiders "realmente me usaram no que sou bom."

"O treinador Gruden encontrou maneiras de expor os confrontos em todo o campo, e ele encontrou maneiras de me colocar em diferentes posições que realmente me ajudou e me tornou mais versátil em meu papel no campo, foi um grande ponto de virada”, disse Cook.

O fato de Cook receber passes de 11 quarterbacks diferentes em suas primeiras sete temporadas com o Titans e Rams não ajudou muito. E, claro, ele próprio foi o culpado por uma produção inconsistente.

Mas Campbell também acha que o TE não estava acostumado com seus pontos fortes naqueles primeiros anos.

“Quando ele começou, eles o usaram como um tight end tradicional, correr e passar, mão no chão - ao contrário de um tight end mais versátil. Então acho que ele foi colocado em 'uma caixa' a qual talvez não pertencesse”, disse Campbell, que espera exatamente o oposto em Nova Orleans, onde o Saints já está experimentando as diferentes maneiras que o pode usar.

"Vamos ver como é... se ele enfrenta um safety, e consegue um apoio, deixe-o correr no meio do campo e se desvencilhar, ele vai conseguir", disse Campbell. “Nós sentimos que há muita versatilidade nesse cara. Sentimos que este é um cara que podemos alinhar onde quisermos e conseguir o confronto que queremos."

“[Adicione isso a] Mike Thomas e Alvin Kamara, agora é meio que escolher seu veneno contra a defesa. Cara, é uma boa peça para se ter."

Os quarterbacks concordam. Brees disse: "Basta pensar como isso desafia uma defesa" por ter tantos mismatches. E o reserva Teddy Bridgewater disse que Cook é uma ótima saída para um QB, por causa da maneira como ele pode vencer confrontos individuais e encontrar pontos fracos em uma zona.

Cook disse que está "animado" com o seu potencial neste ataque também. Ele escolheu New Orleans por um motivo quando assinou um contrato de dois anos e US$15 milhões. Mas ele também sabe que requer tanto o ajuste certo quanto a preparação e o desempenho correto de sua parte.

“Esse é sempre o meu objetivo, desenvolver e melhorar. Nunca satisfeito, nunca estagnado" - disse Cook. "Tanto quanto previsões, eu não sei. Estou trabalhando para construir uma ótima carreira aqui e um ter um ótimo começo aqui."

Fonte: ESPN.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog