#Saints50: A Chegada do Saints Gerou uma "Mudança Radical" para a Cidade de New Orleans nos Anos 60

Comissário  Pete Rozelle anunciando a criação do Saints
Como o New Orleans Saints se prepara para dar o pontapé inicial em sua temporada de número 50, nós iremos comemorar essa data tão especial com matérias sobre a incrível história do nosso time. Nós documentaremos os altos e baixos e apresentaremos os principais personagens que fizeram do Saints uma das franquias mais populares e distintas do esporte.

No começo, havia esperança.. pura, eterna e uma simples esperança.
Tudo parecia possível com a criação do Saints no dia 1 de Novembro de 1966.


Para a cidade e sua equipe recém formada, o otimismo cercava o dia em que o comissário da NFL da época, Pete Rozelle, estava em frente aos microfones no Pontchartrain Hotel e anunciou que New Orleans foi nomeada como a décima sexta (16) franquia da liga.

Frank Dixon estava na sala a qual a conferência foi realizada, onde seu pai, David Dixon, iria falar da sua campanha de vários anos para criação de um time de um time "top" para a cidade.

"Eu tinha apenas 16 anos, e lembro de ser a pessoa mais nova naquela sala",disse Frank Dixon. "Todos estavam explodindo de alegria, porque nós sabíamos o que aquilo significava para a cidade. Meu pai dedicou 6 anos de sua vida para isso, e finalmente aconteceu".

Tudo começou naqueles dias nublados na metade da década de 60, quando New Orleans era uma cidade próspera e a NFL uma marca emergente entre as principais ligas de esporte dos EUA.

Em 1966, o boxe, o baseball e as corridas de cavalo eram os principais esportes americanos da época. Longe do que a atual NFL é hoje, ela estava somente começando a crescer e ganhar espaço no cenário nacional.

Os lucrativos contratos de televisão e os acordos de patrocínio existente na atual NFL, não existiam nos anos 60. Os jogadores ganhavam um dinheiro descente, mas estavam longe de serem ricos. A média de salário era de $15.000 dólares por ano, e a maioria dos jogadores trabalhavam em serviços  comuns na "offseason" para completar o salário. O técnico principal do Saints, Tom Fears, gahava $35.000 dólares por ano.

Naquele tempo, a NFL era dividida em em 4 divisões. Capitol e Century na Conferência leste e Costeira e Central da Conferência Oeste e em meio a uma bomba de expansão. Dallas, Minesotta e Atlanta entraram para a NFL nos últimos 7 anos para fazer com que a liga tivesse 15 franquias, o Saints foi a 16.

John Mecom Jr., um arrojado texano de 27 anos, o qual seu pai faturou milhões de dólares com o petróleo, comprou o Saints por $8.5 milhões de dólares.

Tudo era novo e excitante para o Saints entre oinverno em 1966 e a primavera de 1967. Nenhum dia se passava sem que notícias sobre o time fossem passadas.



Uma das primeiras ordens sobre negócios de Mecom foi escolher as cores e o nome do time. Ele preferia azul e amarelo enquanto alguns colunistas locais queriam que trocasse por vermelho, branco e azul. Então, ele finalmente decidiu pela única combinação de preto e dourado (black and gold), uma comparação ao "ouro preto" (petróleo), fonte de lucro de sua família.

O "Saints" foi escolhido como apelido entre a vários outros candidatos, como Deltas, Jazz Kings, Ramparts, Tarpons, Nolas, Domes, Crescents, Crawfish, Skippers, Mudbugs e Stevedores.

A associação de restaurantes da Louisiana doou um cachorrinho de 6 meses chamado Gumbo para ser o mascote da equipe. 18 garotas do ensino médio foram selecionadas de um teste para formar a primeira equipe de líderes de torcida da equipe. Mecom contratou Tommy Walker direto da Disneylândia para ser o diretor de entretenimento do time. O lendário tocador de trompete Al Hirt foi contratado para ser o diretor da banda.

"Você viu como a cidade ficou louca quando o Saints ganhou o Super Bowl de 2010?" Um famoso historiador de esporte de New Orleans, Bob Remy, disse. "Foi a mesma coisa quando criamos o time, a cidade foi a loucura".

Naquele tempo, New Orleans estava no meio de um crescimento econômico. A população da cidade na época era de 627.525 pessoas em 1960, sendo a décima quinta (15ª) mais populosa cidade dos EUA. O crescimento da indústria do petróleo e do gás estimulou um dos períodos mais próximos da cidade, na sua história de 250 anos.

7 novos grandes hotéis foram inaugurados no "French Quarter" e novos arranha - céus emergiam nos corredores da "Poydras Street". New Orleans, com seus restaurantes de renome mundial e a vida noturna, foi rapidamente se tornando uma das cidades turísticas mais famosas dos EUA.

A chegada da NFL foi mais uma prova de que a cidade estava se tornando uma das mais importantes do país.

"O futebol americano profissional não era tão famoso como é hoje, mas ainda era muito importante para nós sermos nomeados como uma cidade de franquia da NFL", disse o prefeito Maurice Landrieu. "Era excitante para todos nós."

Remy era o terceiro da fila para a compra de ingressos para jogos da temporada que foram vendidos em 8 de março de 1967. Ele chegou no meio da noite e não era o primeiro da fila. Dois estudantes de Tulane acampados na calçada do lado de fora da sede "Lee Circuit" do Saints às 21:00, na noite que antecedia a venda dos ingressos, mas, sem querer, eles estavam de frente para a porta errada, e tiveram que voltar para o final da fila quando as portas abriram às 09h do outro dia.

Pacotes de ingresso variavam entre $8 a $64 dólares para os 8 jogos em New Orleans da temporada, e o Saints vendeu aproximadamente 20.000 ingressos naquele primeiro dia. Naquele dia, o Saints vendeu mais ingresso que o Dallas Cowboys vendeu em toda sua primeira temporada (15.500).

"Era uma época incrível.", disse Norman Francis, o presidente da época na Universidade Xavier, e membro do grupo Mecom, dono do Saints. "Foi uma mudança radical para a cidade a chegada do Saints. A alegria era inacreditável. Fez uma diferença total para a cidade."

"Mecom's Misfit"

A NFL proporcionou um par de possibilidades para que o Saints criasse seu primeiro "roster".

O draft do dia 10 de fevereiro forneceu uma base de 42 veteranos. Cada um dos 14 times da NFL liberou 29 jogadores do seu elenco de 40, deixando 11 jogadores para serem selecionados pelo Saints. Depois que o Saints selecionou um jogador de cada elenco, os outros times rivais poderiam proteger 2 dos 10 jogadores. Então o Saints escolheu 2 jogadores dos 8 que sobraram.

Esta foi uma versão da NFL de "bargain - baisement". Os jogadores disponíveis para o Saints era um conjunto de jogadores velhos e ou machucados.

Consequentemente o Saints original ganhou o apelido de "Mecom's Misfit" (os desajeitados de Mecom), o elenco continha nomes como Mike "Tilly" Tillman, Steve "Stoney" Stonebraker, Lou "The Lip" Cordilone, Roy "Captains Werdo" Schmidt, e Billy "Furnace Face" Kilmer.

Stonebreaker nunca entrou em uma luta que ele não podia terminar.

Doug Atkins, um gigante de 123 quilos que o Saints adquiriu em uma troca de verão, gostava de atirar balas e martinis em um copo.





"Fomos muitas vezes chamados de "boyzinhos da cidade", disse Stonebreaker.

Para esse bando de jogadores, o Saints adicionou 36 calouros do Draft de 14 de março. As trocas trouxeram jogadores estabelecidos como Atkins, quarterback Gary Cuozzo e um novo RB, Jim Taylor.

O Saints pegou 100 jogadores para o trainingcamp em San Diego, mostrando para o resto da NFL que eles não estavam de brincadeira.

Em alguns jogos amistosos contra o San Diego Chargers, o Saints dominou seu maior adversário da AFL, causando a pergunta dos críticos: "Quem é o time em expansão aqui?"

A revista Sports Ilustrated mostrou na capa de sua edição de 14 de agosto uma foto de Cuozzo sob o título "The Saints are marching in" (o Saints está chegando).

O Saints perdeu o primeiro jogo de exibição para o poderoso Los Angeles Rams por 16-7, mas esse placar foi mais do que respeitável, devido aos Rams serem os super favoritos a vitória.


"New Orleans Saints é de longe o melhor time em expansão da história" disse o técnico do Rams da época George Allen "Nós geralmente gostamos de colocar mais gente pra jogar, mas tivemos que manter nossa defesa titular lá, não tinha outro jeito."

O Saints fez Allen parecer presciente por desafiar vitórias nos outros dois jogos de exibição.


A animação se tornou tão desenfreada, que o técnico principal do Saints,Tom Fears, sentiu a necessidade de frear o entusiasmo na pré temporada.

"Não pensem que vamos ter uma temporada 50% ou algo assim" Fears falou ao jornalistas após vitórias em jogos amistosos "Não sou pessimista, sou apenas realista"

As palavras de Fears form esquecidas após as 5 vitórias seguidas na pré temporada do Saints, nenhum time novato jamais tinha acontecido tal façanha. O Saints virou oficialmente os queridinhos oficiais da NFL.

O técnico do San Francisco 49ers chamou o Saints de "melhor time novato da história da NFL".

O técnico do Miami Dolphins George Wilson disse que o Saints bateria o recorde de vitórias para um time novato.

A FEBRE DO FUTEBOL

A cada vitória que se passava, o otimismo entre os novos loucos fãs de futebol americano em New Orleans multiplicavam.


1000 fãs foram saudar os jogadores após a vitória do Saints contra Miami na pré temporada.

A média de ingressos vendidos foi de 100 por dia e o Saints abriram a temporada com 33.300 ingressos vendidos, a segunda maior de um time novato na NFL.

Uma platéia enlouquecida de 2000 pessoas no Grand Ballroom do Jung Hotel receberam o Saints para o almoço onde o vereador Landrieu disse: "O Saints são responsáveis pelo nascimento de um novo espírito em New Orleans".

"Isso é refletido na atitude de todos os cidadãos" ele adicionou "Para o pessoal mais velho, é como se voltassem a juventude. Para os mais novos, é uma lembrança de como eles gostariam de ser quando crescerem."

"New Orleans aguarda o dia mais importante da história do esporte na cidade" dizia a manchete de 12 de setembro de 1967, 5 dias antes do primeiro jogo da temporada regular do Saints.


Um público de 80.879 pessoas, o maior da história para um time novato, estavam no Tulane Stadium em uma tarde quente de domingo, os torcedores chegaram cedo, e 20 minutos antes da partida, já não existiam mais lugares livres.

A oração inicial do Arcebispo Phillip M. Hannan refletia o espírito da ocasião "Que a participação neste concurso providencie um aumento na virtude de todos, para que o Saints se qualifiquem, assim como os santos do céu."

Momentos depois, o corredor do Saints calouro John Gillian recebeu o kickoff inicial de Bruce Gosset na linha de 6 jardas, e após ver um buraco no meio do campo, correu , correu muito, marcando um touchdown de 96 yds. 15 segundos após sua existência, o Saints já liderava o poderoso Rams por 7-0.

Brian Schwea falou sobre o momento "Tudo deu certo naquela jogada, foi um momento inesquecível. Mas depois disso deu tudo errado."

Na verdade, o Rams se acertou, assumindo a liderança de 13-10 no intervalo. mas as coisas só pioraram durante o intervalo. Al Hit tocava "Up, Up and away" durante o show do intervalo, e um balão de ar quente era preparado para o voo no meio do campo. Mas antes que ele pudesse decolar, um atendente puxou a corda de forma errada, fazendo com que o balão se dividisse antes que ele decolasse. Quando o balão caiu, um fotógrafo falou " espero que não seja um mal sinal".

 Infelizmente, foi. O Rams ganhou por 27-13 e o Saints perderam os próximos 6 jogos, rapidamente acabando com as expectativas. O Saints terminou aquela primeira temporada com o recorde 3-13.

 Mas algo aconteceu naqueles jogos que fez com que New Orleans mudasse para melhor., algo muito mais importante do que vitórias e derrotas

 O Saints chegou em New Orleans 2 anos após a promulgação da Lei de Direitos civis de 1964. A sua chegada ajudou a acelerar as relações raciais em uma cidade que muito tempo relutou contra as mudanças.

"Nós tínhamos um problema racial naquele tempo" disse Landrieu. "Se você se lembrar, as pessoas se sentavam em assentos separados nos jogos dos Pelicans. Atualmente, de repente, brancos e negros se sentaram juntos nos jogos da NFL. Lembro como se fosse hoje, o retorno no primeiro kickoff de John Gilliam no primeiro jogo contra o Rams. O estádio foi a loucura, e eu sentado aqui vendo todos os brancos torcendo por um jogador negro. Isso era inimaginável antes."

Francis adicionou "Em termos de relações raciais, o Saints foi um tremendo presente para os fãs e a população de New Orleans."

No campo, as coisas não ficaram muito melhores no ano 2 e no ano 3, quando eles terminaram 4-9-1 e 5-9. Fears foi demitido após o início 1-5-1 na temporada de 1970.

Naquele tempo, o Saints não venceu muitos jogos, mas eles raramente perdiam uma batalha. E eles deixaram uma incrível marca para a cidade e seu fãs apaixonados.

FONTE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog