SHELDON RANKINS: A escolha certa no tempo certo para o Saints


A classe. A necessidade. A escolha.

Ter todos os cruzamentos de caminhos durante um processo de escolha no draft da NFL pode ser um grande desafio, a menos que você esteja no topo do draft. O New Orleans Saints viveu a experiência no ano passado, quando havia a categoria, mas a necessidade imediata não era através do tackle Andrus Peat.


O draft desse ano teve um número impressionante de reviravoltas no primeiro round. Ocorreram duas novas trocas no top 10. O linebacker Myles Jack, um dos grandes destaques da classe e cotado como top 5, caiu. As supostas ações de Leremy Tunsil quase fizeram suas pretensões “virarem fumaça”.
Enquanto isso, o “garoto do Saints” permaneceu no seu lugar.

O escolhido foi o defensive tackle Sheldon Rankins, na décima segunda escolha geral. Foi escolhido um “three-technique” jogador de linha defensiva, que era exatamente o que o técnico Sean Payton dizia ser a necessidade maior do time nesse draft, pouco mais de um mês atrás na reunião de donos de franquias da NFL.

O Saints não escondeu suas intenções. Não havia como esconder a deficiência de uma linha defensiva, uma verdadeira peneira nas ultimas temporadas. Escolheu “o cara”. A categoria e a necessidade se juntaram, PERFEITAMENTE! Você não pode pedir muito mais do que isso em uma escolha.

Rankins se manteve como o jogador de interior de linha defensiva mais versátil fora DeForest Buckner, de Oregon. Buckner saiu na sétima escolha geral, para o San Francisco 49ers. Isso já era esperado.

O Tennessee Titans, que havia cedido a primeira escolha geral após troca com o Los Angeles Rams, fez nova troca e subiu para a oitava escolha geral para pegar um jogador de linha ofensiva. O Chicago Bears escolheu o linebacker Leonard Floyd. Na sequência saíram dois cornerbacks, Eli Apple para o Giants e Vernon Heargraves para o Tampa Bay Buccaneers. O Saints tinha o caminho livre. Nem mesmo Tunsil em queda livre foi capaz de seduzir o staff. Sean Payton disse que o time esperou até o final do período de dez minutos para enviar a escolha, pagando para ver se algum time ofereceria uma troca para poder pegar Tunsil. O que não aconteceu. Payton disse possivelmente essa era a primeira vez em dez anos que o Saints conseguiria escolher o jogador que queria sem precisar fazer alguma troca.

“Rankins é o melhor “three-technique” de linha defensiva que se ajusta a uma linha de quatro defensores”, disse o analista do NFL Network Mike Mayock. “Ele será um interior pass rusher e um dos melhores nessa liga. O que ele faz melhor é encontrar um espaço e partir para cima. É um dos mais rápidos que vimos nos últimos anos”. O Saints fez a lição de casa, escolhendo um dos melhores entre a grande quantidade de bons jogadores de linha defensiva disponíveis nessa classe. Rankins se destacou tanto por seu jogo dentro de campo quanto por seu caráter limpo fora dele.

Sean Payton comparou a escolha de Rankins com a escolha do wide receiver Brandin Cooks em 2014. “Rankins não vem pra New Orleans para uma visita. O Saints sabia tudo o que precisava saber sobre ele. O processo de escolha do Cooks se deu da mesma maneira. Sentimos que todas as possibilidades foram checadas”.

A julgar pela forma como Rankins entende que se encaixará na defesa do Saints, ele chega com o objetivo de agradar: “Eles precisam de mim. Não sei nada específico sobre o que querem que eu faça ou algo do tipo, mas terão um trabalhador duro, alguém que vai chegar e fazer o máximo para ganhar a confiança dos veteranos no campo e no vestiário, um cara que vai dar o máximo”.

Rankins é o quinto jogador de linha defensiva escolhido na primeira rodada sob o comando de Mickey Loomis. Johnathan  Sullivan foi um verdadeiro desastre. Will Smith pagou os dividendos. Sedrick Ellis jogou bem durante quatro de seus seis anos como um Saint. E finalmente, Cam Jordan é um dos três melhores jogadores do elenco atual.
Com 6’2” (1,88 m) e 305 libras (138 kg), Rankins chega a New Orleans após uma impressionante temporada de 2015 com o recorde de oito sacks pela Universidade de Louisville, juntamente com 53 tackles, sendo 13 ½ for loss.

Rankins a princípio chega para jogar na posição de defensive tackle. Durante seu período no futebol universitário, muitas vezes ele chegou a jogar no sistema 3-4 e mesmo num sistema de 4 jogadores de linha, chegou a atuar como defensive end. Isso mostra sua versatilidade e como sua chegada deve beneficiar o sistema defensivo do time.

Além de tudo isso ele tem estudado os maiores jogadores da posição na atualidade. “Obviamente, Aaron Donald é um grande jogador. Geno Atkins, Gerald McCoy”, Rankins disse. “Provavelmente meu jogador favorito é Jurrell Casey (Defensive end do Titans). Porte físico similar, estilo similar, eu penso. Eu assisti vários caras, mesmo os defensive end, vários caras diferentes. Tento sempre pegar o melhor dos grandes jogadores e aplicar no meu jogo”.

Tudo faz sentido na escolha de Sheldon Rankins. Raramente é tão fácil...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colston fora 4-6 semanas